Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Instabilidades

Dónde:
Mônica Filgueiras Galeria de Arte / Rua Bela Cintra, 1.533, Jardins / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
13 oct de 2011 - 05 nov de 2011
Inauguración:
13 oct de 2011
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre Instabilidades, exposição individual de pinturas de Celso Orsini, exibindo 15 obras, entre óleo sobre tela e óleo sobre papel. O conceito que permeia a mostra é focado na discussão de espaço e cor trabalhados pelo artista. Nessas obras, a estabilidade está ligada à estática, enquanto a instabilidade varia, interrompe processos, cria diferenças.

 

A partir de linhas horizontais, que poderiam ser as do horizonte, as obras presentes em Instabilidades são marcadas pelas formas geométricas, com as quais o artista vem trabalhando desde o final dos anos 90. A intenção dessas formas, construídas a partir de uma geometria instável, é abrir discussões, questionar e criar contrapontos.

 

As cores, por sua vez, são de uma paleta baixa e clara e são aplicadas através de páginas de jornal, a partir de monotipias, como processo inicial, ... que são posteriormente desgastadas com o uso de água ou terebintina. É a maneira como as cores são impressas nas telas e papéis que levam à construção geométrica desses trabalhos.

 

É pensando no espaço e na cor que Orsini cria o conceito da exposição. 'Crio dois planos de pensamento: o plano abstrato e o plano figurado. Isso, para mim, é instabilidade', diz.

 

O Artista

 

Celso Orsini nasceu em Itabira, MG, em 1958, e graduou-se em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvarez Penteado em 1982. Expôs em mostras coletivas e individuais em várias cidades e instituições do Brasil e participou das feiras Arco [Madrid], Artbasel [Miami], ArtBa [Buenos Aires] e SP-Arte [São Paulo]. Seus trabalhos fazem parte de acervos de importantes museus e instituições culturais nacionais. Em 1998, é premiado pela APCA como melhor exposição de pintura. Além da produção artística, Orsini atua como consultor na área de Artes Plásticas para empresas e também como arte-educador em escolas de ensino fundamental e médio.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Celso Orsini, Rotcko 1, 2011

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones