Exposición en Lisboa, Portugal

Interval | Intervalo

Dónde:
Galeria Bruno Múrias / Rua Capitão Leitão 10-16 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
20 jun de 2020 - 31 jul de 2020
Inauguración:
20 jun de 2020
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Intervalo A exposição evidencia uma dimensão comum ao trabalho dos quatro artistas: o tempo ou, mais concretamente, a pausa. O que se mostra é que o movimento constituidor da obra, vivo e expressivo como é, se pontua a si mesmo de intervalos e como a materialidade que daí resulta é potencialmente infinita, quer na sua substância, quer na sua forma. As esculturas de Bruno Cidra (Lisboa, 1982) e de Vera Mota (Porto, 1982) vemo-las a ponto de mover-se, como obras dançantes. No caso de Mota, também como salto e ressalto que se oferecem à leitura em sequência da repetição do movimento de procura e de resposta, performatizado às ordens da matéria e do mistério de que se fez obra. Em qualquer das obras dos dois artistas, e nos desenhos que também detêm, vemos o tempo a compor-lhes a forma: nos tracejados negros do ferro sobre a parede da galeria, nos claros e ... espessos da linha-mancha sobre o chão que contornamos em movimentos intercalados de aproximação e afastamento conforme reclama a obra quando se entrega à leitura. Não é diferente, aliás, do que acontece nos desenhos de Marco Franco (Lisboa, 1972), pelos gestos ora firmes e assertivos, ora longos e suaves, ora curtos e repetidos à exaustão compreensiva e requalificada no próprio seio da obra do fazedor, ora ainda únicos pela impossível repetição do gesto ou pela fruição que, se absoluta, prescinde da renovação. E o mesmo sucede no desenho sonoro de Tiago Miranda (Guimarães, 1975) onde os sons se repetem e se movem e repetem, e se alteram e contorcem e se ativam de novo, quando escutamos a peça, uma e outra vez. Mesmo quando o esperamos vindo do suporte reconhecido ou nos reconhecemos a nós mesmos como veículo da matéria sonora. Há sempre a iminente ativação. Em todos eles, sempre a suspensão e a continuação de algo que, por natureza, pausa e segue. E é por isso que as obras da exposição se conectam, porque mostram como o ritmo é fonte para o trabalho estético e como a sua materialidade expressiva é múltipla, ilimitada e, contudo, absolutamente singular.

 

 
Imágenes de la Exposición
Interval | Intervalo — Cortesía de la Galeria BRUNO MÚRIAS

Entrada actualizada el el 09 jul de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones