Exposición en Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Irreflexo

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC Niteroi / Mirante da Boa Viagem, s/n / Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
19 nov de 2016 - 15 ene de 2017
Inauguración:
19 nov de 2016
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro, sábado, às 10h, a exposição "Irreflexo", de Camila Paola, com curadoria de Beatriz da Matta. A instalação, contemplada pelo edital da Fundação de Arte de Niterói, fica em cartaz, na varanda do MAC, até o dia 15 de janeiro de 2017. "Irreflexo" acontece paralela às exposições "Era uma vez...", de Vinícius Ferraz e "Vontade de Mundo". De acordo com o diretor do MAC, Luiz Guilherme Vergara, os autores das duas mostras trazem uma pulsação fundamental para a expansão do sentido público do museu, enquanto afirmam o conceito de liberdade experimental da arte indissociável da abertura de suas intervenções, tanto para a arquitetura e paisagem, quanto para o indivíduo e sociedade. Camila Paola apresenta na Varanda do MAC Niterói uma instalação composta por 40 espelhos (60 x 40 cm) e uma vídeo performance. Os espelhos ... são colocados na parede, como quadros, um ao lado do outro, fazendo um caminho de reflexo. Todos esses espelhos - metade em perfeito estado e metade danificada - têm o objetivo de provocar um questionamento sobre a obsessão da própria imagem, bem como do registro desenfreado que tem acontecido mais frequentemente nos dias atuais. "Entre as simetrias, brotam questionamentos que encontram brechas nos sistemas, falhas na imagem e desapego, dialogando com o mito de Kali, Deusa Hindu da morte, do tempo e da transformação, que simboliza a morte do ego, do apego e das ilusões que causam sofrimento. A contaminação da imagem com os resíduos do reflexo, levam o [eu e o que está em volta] e o ]eu em volta do que ali está[ a se misturarem com quem se vê refletido", diz Beatriz da Matta. Os espelhos direitos ficam de um lado e os danificados - parte da prata é retirada e o reflexo alterado igual – do outro, separados apenas pelo vídeo (que também possui a imagem alterada até pelas águas do mar). Camila Paola Natural de Macaé (RJ) e graduanda no curso de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Camila Paola participou da intervenção intitulada "Em Cada Olhar" (2012) realizada na orla do Campus Gragoatá - UFF, das exposições de acolhimento estudantil "Na Pressão" (2012), "Emergência no Transitório" (2013), "Porosamente" (2013). Também expôs no "Peixe Vivo" (2013) com as obras "Corta e cola", "Por acaso" e "Me lembra memória". Participou do evento "Tomada Cultural" realizado no Campo de São Bento, Niterói, com a instalação "Mão Infestação" (2013). Participou da reinauguração do Centro de Artes UFF, com a exposição coletiva "Corpo Fechado" no Espaço de Fotografia (2014). Participou da feira do livro, do CSSR, expondo zines (2016). Participou da reabertura do pátio do MAC - Niterói, com a performance "Papel de Artista" (2016). Desde 2015 desenvolve seus projetos na residência "Casas do Mato" e segue desde 2007, na atividade, como tatuadora.

 

 

Entrada actualizada el el 02 dic de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones