Exposición en Lisboa, Portugal

Japão: Festas e rituais

Dónde:
Museu do Oriente - Museu Fundação do Oriente - Galeria Nascente / Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) / Lisboa, Portugal
Cuándo:
Desde 19 may de 2023
Inauguración:
19 may de 2023 / 18:30
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Ao longo do ano, realizam-se no Japão inúmeras festas e rituais tradicionais de natureza religiosa, de grande importância social e cultural. Com momentos cerimoniais solenes e outros de puro divertimento, têm origem sobretudo no Xintoísmo - antigo culto dos espíritos kami – a que se juntaram práticas do Budismo. A exposição Japão: Festas e Rituais dá a conhecer estas celebrações e o seu papel na sociedade japonesa, como eixos de construção de identidade e comunidade, da sua concepção do mundo e das forças que o movem. Tão variadas quanto populares, estas festas são celebradas em santuários e templos mas também no espaço doméstico, em comunidades rurais bem como nas metrópoles. Nascem da coexistência natural de diferentes sistemas de crenças no Japão e partilham um mesmo aspecto: a importância do ritual. É através da sua prática que se assegura a harmonia entre homens, natureza e divindades, de que depende a prosperidade e o ... bem comum. Transmitidos ao longo de gerações, numa continuidade que liga presente e passado e se projecta no futuro, os rituais reforçam os laços de pertença entre os indivíduos e traduzem-se, hoje, em valores como cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade humana e ambiental. Através de mais de 1500 peças, expostas aqui pela primeira vez, Japão: Festas e Rituais guia-nos através do universo destas celebrações: o panteão das divindades e seus atributos, as principais festividades e seus contextos, práticas e objectos associados. Partindo dos princípios do Xintoísmo e Budismo no Japão, a exposição convida a um périplo pelo calendário das celebrações anuais, de onde se destacam o Ano Novo e as festas dos Rapazes e das Raparigas, a par de ritos de purificação, protecção e funerários, cultos de fertilidade e cerimónias de final do ano. Numa impressionante cenografia que integra recriações de altares e espaços de culto, a exposição apresenta objectos devocionais, estatuetas, gravuras, instalações multimédia, fotografia e vídeo. Japão: Festas e Rituais convida a mergulhar neste elemento vital da identidade japonesa, onde convergem tradição e renovação, mundo físico e espiritualidade. Em associação às comemorações dos 480 anos de amizade entre Japão e Portugal. Apoio institucional Embaixada de Portugal no Japão; Embaixada do Japão em Portugal | Colaboração Hitachi; Japan Foundation; Universidade Lusófona.

 

 

Entrada actualizada el el 25 may de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones