Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Kader Attia

Dónde:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP / Av. Paulista, 1578 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
18 oct de 2018 - 25 nov de 2018
Inauguración:
18 oct de 2018
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O artista Kader Attia (Seine-Saint-Denis, França, 1970) passou parte da sua vida entre a Argélia e a República Democrática do Congo, países africanos marcados pelo colonialismo. Na videoinstalação Open Your Eyes [Abra seus olhos] (2010) exibida nessa sala, Attia justapõe duas projeções: de um lado, uma série de fotografias de veteranos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) com ferimentos brutais no rosto, antes e depois de cirurgias plásticas de reconstrução; de outro lado, imagens de esculturas africanas que sofreram reparos, conservadas em museus europeus e americanos. Boa parte da arte africana tradicional encontrada nesses museus foi pilhada durante a colonização europeia na África, pano de fundo para os embates da Primeira Guerra. Pesquisando coleções desses museus, Attia identificou que muitos objetos africanos reparados ainda em seu contexto de origem são segregados dos objetos não restaurados, frequentemente considerados impróprios por antropólogos, etnólogos e curadores. Attia tem interesse especial na noção de reparação, ... conceito que vem desenvolvendo em sua obra. A reparação é entendida por ele como um processo de aperfeiçoamento e cicatrização, seja das instituições ou das tradições, dos sujeitos ou dos objetos, algo que pode estar ligado às perdas ou às feridas, à recuperação ou à reapropriação. Enquanto a noção de reparo no Ocidente tenta retornar os objetos a um estado e a uma ordem originais, buscando uma perfeição e estética idealizadas, as imagens de objetos africanos que Attia selecionou mostram um outro tipo de reparo, incorporando materiais inusitados como botões e pedaços de espelhos. Lado a lado, estas imagens dos veteranos de guerra e das esculturas reparadas apontam para as conexões entre a guerra e a reparação, a violência colonial e a estética, as marcas no corpo e nos objetos.

 

 

Entrada actualizada el el 21 dic de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones