Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Labirinto em Mim

Dónde:
Museu da Energia de São Paulo / Campos Elíseos, São Paulo - SP, Brasil / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
13 nov de 2018 - 02 mar de 2019
Inauguración:
13 nov de 2018 / 17:00
Horario:
Terça a sábado, das 10 às 17 horas
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
(11) 3224-1495
Correo electrónico:
saopaulo@museudaenergia.org.br
Descripción de la Exposición
O Museu da Energia de São Paulo abre, no dia 13 de novembro, a exposição inédita "Labirinto em Mim", do fotógrafo Marcello Vitorino. O artista que vive e atua no bairro da Luz, zona central da cidade de São Paulo, caminha frequentemente pela região procurando registrar as camadas de um cotidiano possível de ser desvelado pela poesia. Com a curadoria de Vitorino, Luciana Nemes, Coordenadora do Museu da Energia e da pesquisadora Luiza Giandalia, do Memorial da Resistência, que assina o texto da exposição, a mostra apresenta 21 fotos. O centro do Museu conta com o mapa percorrido pelo artista e com frases adesivadas no chão que convidam o público a trilhar o caminho realizado pelo fotógrafo. Para a Coordenadora do Museu da Energia, Luciana Nemes, uma das motivações de inaugurar a exposição é que o Museu tem o seu foco de atuação na mesma área percorrida por Vitorino, "está sendo uma ... honra abrigar uma mostra que tanto dialoga com uma das missões do Museu, que é estreitar, cada vez mais, a relação da comunidade com o território do entorno onde estamos, bairros da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos". O Museu da Energia de São Paulo encontra-se nos Campos Elíseos. As imagens, que foram feitas com câmera de telefone celular, revelam as múltiplas camadas do território da Luz apresentando sombra, acúmulos e vazios, movimento e inércia, tão presentes no centro de São Paulo. O processo de deriva, que é basicamente caminhar com alguns objetos de encontros e afetações, foi uma das estratégias utilizadas pelo fotógrafo que prioriza perder-se, permitindo que o meio urbano criasse seus seus próprios caminhos. Aliado às fotografias, a videoinstalação "Fio de Ariadne", concebida pela artista Renata Roman, também integra a exposição. Por meio da captação do som e da imagem da mesma região percorrida por Vitorino, a obra compõe o que artista não capturou: o chão, os passos e os pés que desenham o labirinto. "Labirinto em Mim pode ser visto como uma provocação, um convite ao público para experimentar outros modos de observar, de sentir e se deixar levar pelas possibilidades que a cidade oferece. O prazer da descoberta e do encontro resultam, também, nas infinitas possibilidades que estão presentes no cotidiano urbano da região", destaca Vitorino.

 

 
Imágenes de la Exposición
Foto da exposição "Labirinto em Mim"

Entrada actualizada el el 21 dic de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones