Exposición en Lisboa, Portugal

Laboratório

Dónde:
Laboratório de Química Analítica - Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) / Rua da Escola Politécnica, 56 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
10 nov de 2023 - 09 dic de 2023
Inauguración:
09 nov de 2023 / 18 a 20 h.
Horario:
De martes a domingo de 10 a 17 h.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A exposição individual Laboratório, do escultor Rui Matos com curadoria de Sofia Marçal, inaugura no próximo dia 9 de novembro, no Laboratório de Química Analítica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Nesta exposição, o artista parte da ideia de laboratório como local de experimentação, onde objetos-utensílios nos ligam a sentimentos e emoções. Decepar, decompor, destruturar, faz parte da maneira de trabalhar de Rui Matos, para depois com o que lhe fica em mãos, ele construir uma nova realidade. Interessam-lhe as relações que estabelece com os objetos que cria, principalmente os mais simples e ancestrais, que implicavam uma relação direta com a mão, o corpo e o gesto. A escultura é sobre a relação ideia-matéria. Se as ideias condicionam a matéria, a matéria abre possibilidades na concretização das ideias. Rui Matos (Lisboa em 1959) Vive e trabalha próximo de Sintra. Frequentou o Curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes ... de Lisboa nos anos 80. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1993. Em 1987 realiza a primeira exposição individual com esculturas em ardósia. Seguem-se duas exposições no Porto com esculturas em gesso-bronze. A primeira exposição em pedra é de 1991 a que se seguem “Transformações-Relatos Incertos”, “Objectos de Memória” e “Histórias Incompletas”. Em 2008 começa a trabalhar em ferro, onde se destacam as exposições “A Pele das Coisas”, no Teatro Camões em Lisboa; “Transformo-me naquilo que toco“, na Giefarte em Lisboa; “Por Dentro”, na Fundação das Comunicações em Lisboa; “O Visionário” com Rui Cunha Viana, na Galeria Monumental em Lisboa; “ O tempo, os lugares, a memória, a fortuna dos dias”, no MU.SA em Sintra; “Transmutações” na Sá da Costa em Lisboa; “Histórias de outras Idades” no Convento do Espirito Santo em Loulé; “Perdido na viagem de regresso” Paços Galeria Municipal de Torres Vedras; “O luar da montanha suavemente ilumina o ladrão de flores” CAE Figueira da Foz;. “As Figuras dos sonhos estão mais próximo de mim”. Espaço T no Porto;. “Qualquer saída da lógica da linguagem pode ser a entrada num dicionário revelador” Sá da Costa-Espaço Camões em Lisboa; “Através da Superfície”. Fundação D. Luís em Cascais; “Fora de um mapa conhecido” no Colégio das Artes em Coimbra; “A reconstrução da memória” no Palácio da Galeria em Tavira; "Crisálida", na Porta 14 em Lisboa e "A sequência dos dias", na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa. Realizou esculturas públicas em Chaves, Durbac (Alemanha), Aveiro, Lisboa, Cascais, Oeiras, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Alfândega da Fé, São Pedro do Sul, Belver, Portalegre, Almada, Seixal e Vila nova de Gaia. A sua obra está presente nas Coleções: Caixa Geral de Depósitos, Museu Dr. Santos Rocha, Fundação PLMJ, Fundação Vítor e Graça Carmona e Costa.

 

 

Entrada actualizada el el 07 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones