Exposición en Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Lima Barreto – Protesto eterno

Dónde:
Centro de Artes UFF / Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí / Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
13 may de 2021 - 31 jul de 2021
Inauguración:
13 may de 2021
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
Lima Barreto – Protesto eterno é uma atividade laboratorial que surgiu da iniciativa Lab Projetos, uma parceria do Centro de Artes da UFF com os alunos de Produção Cultural da UFF. Essa exposição é uma celebração da vida e da obra do autor carioca Lima Barreto e pretende mostrar o quão atemporal Lima é, além de seguir com sua luta e promover o empoderamento negro. O escritor era engajado com causas sociais e grande parte de seus livros traziam personagens negros, personagens pobres, ou sátiras da elite brasileira da época. A literatura dele era uma escrita de si, um reflexo de toda opressão que ele enfrentava para tentar ser um autor de sucesso na época. ‎ Em 2021 celebramos 140 anos de seu nascimento, no dia 13 de maio. Além disso, é também o dia de um marco que queremos ressignificar – a assinatura da Lei Áurea. Historicamente, a abolição de ... fato ocorreu no 13 de maio de 1888. No entanto, há muito tempo o movimento negro vem denunciando a “falsa abolição”. As pessoas negras escravizadas, após a Lei Áurea, foram, de cara, submetidas a condições sociais, econômicas, educacionais e políticas extremamente precárias. Não houve nenhuma preocupação, por parte do Estado, em desenvolver políticas sociais que integrassem a população negra na sociedade. As marcas dessa abolição inacabada e do racismo estrutural permeiam a nossa sociedade até os dias de hoje. O 13 de maio, então, se tornou uma data de luta. É preciso resgatar o protagonismo negro e empoderar a luta antirracista. Dessa forma, o 13 de maio se torna o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo e foi o dia escolhido para o lançamento da nossa exposição. Vamos empretecer as narrativas!!! Para mostrar que Lima ainda está vivo e segue sendo referência para as novas gerações, trouxemos obras de 9 artistas negros em ascensão do estado do Rio, a fim de potencializar seu alcance e mostrar a atemporalidade do trabalho de Lima. Convidamos também personalidades negras dos mais diversos meios para lerem alguns trechos de obras de Lima em vídeo, porque representatividade empodera, inspira e fortalece a luta. Esperamos que vocês mergulhem nas obras do Lima, apreciem a arte produzida pela nossa juventude negra e absorvam a potência das mensagens que buscamos transmitir para vocês.

 

 

Entrada actualizada el el 20 jul de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Promociones arteinformado
Exposición Online
08 jul de 2020 - 31 dic de 2021

Online

Exposición
19 jul de 2021 - 31 oct de 2021

Hauser & Wirth Menorca / Baleares, España

Premio
08 jun de 2021 - 10 sep de 2021

Madrid, España

Formación
22 oct de 2021 - 23 oct de 2021

CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones