Exposición en Salvador, Bahia, Brasil

Lunar - Fotografia na Bahia Agora

Dónde:
Galeria Solar Ferrão / Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho / Salvador, Bahia, Brasil
Cuándo:
17 jun de 2013 - 04 ago de 2013
Inauguración:
17 jun de 2013
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Artistas: Alex Oliveira, Bianca Portugal, Fernanda Sanjuan, Ivã Coelho, Karla Rubia, Lia Cunha, Nicolas Soares, Patrícia Almeida, Rogério Ferrari, Sabrina Pestana, Valeria Simões...

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A atividade faz parte da programação cultural planejada pelos museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA), para os turistas e os moradores de Salvador que circularão pela cidade durante a Copa das Confederações.

 

Os 18 trabalhos exibidos possuem diferentes versões de uma realidade que se descola e se desloca para além do tempo presente, localizando um mundo, e uma Bahia, libertos da repetição incessante de suas próprias imagens. 'O olhar dos fotógrafos passa por acúmulos, limites, extremos e transmite uma mensagem a partir da captação de uma possível realidade. A exposição pretende transmitir essas possibilidades, em um tempo deslocado', explica Liane Heckert, integrante da equipe de curadores ... da exposição.

 

Os artistas foram escolhidos a partir de um mapeamento da produção fotográfica na Bahia. 'A investigação partiu da produção contemporânea atemporal de artistas que transitam ou transitaram na Bahia, daí buscamos entender como é a Bahia vista do mundo e de que modo essa imaginação local absorve e devolve esse mesmo olhar, como os artistas absorvem e contextualizam suas experiências', completa Liane.

 

A exposição Lunar é voltada para o público em geral e a entrada é franca. A Galeria Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho. A visitação é de terça a sexta, de 12h as 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

 

Programação Educativa - A Galeria Solar Ferrão sediará atividades que integram a programação educativa vinculada à exposição. Haverá uma experiência prática do uso da fotografia como meio artístico com a Oficina de Pinhole (fotografia na lata). Nela, através da construção de uma câmera fotográfica, é possível entender como o aparelho funciona, e como se dá a sensibilização do olhar a partir da relação entre aquilo que se vê e o resultado. As oficinas acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de julho, das 14h às 17h. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever por telefone no setor educativo do Solar Ferrão. O número é (71) 3117-6440 e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. Também estão previstas duas mesas de discussão sobre fotografia e arte, com a participação de alguns dos artistas integrantes da mostra, com data e horário a serem definidas.

 

Expositores - Com atuação de destaque no cenário atual da fotografia, os artistas que participam de Lunarexperimentam distintas técnicas e abordam os mais diversos temas, a exemplo da solidão, melancolia e as relações entre tempo e espaço. Confira um pouco da trajetória de cada um deles:

 

Alex Oliveira: Graduando em Comunicação, desde 2009 desenvolve representações imagéticas que envolvem relações entre corpo e arquitetura, lugar público e privado, vida íntima e performance, investigando possibilidades de utilização da fotografia em diferentes suportes e plataformas. Em agosto de 2011, realizou sua primeira exposição individual intitulada Aurora Descoberta. Em agosto de 2012, participou dos Salões de Artes Visuais.

 

Bianca Portugal: Graduada em Artes Visuais, trabalha principalmente com fotografia analógica, seus processos experimentais e históricos, investigando a relação entre fotógrafo-câmera-imagem captada. Ministra cursos/oficinas para o Museu de Arte Moderna da Bahia, Centro Cultural da Caixa e ONGs.

 

Fernanda Sanjuan: Formada pela Escola D´Art i Disseny Serra i Abella (Barcelona-Espanha). Dentre os seus projetos pessoais, destaca-se o trabalho com fotografia de espetáculo, as experimentações de criações de contra-realidades com fotografias de objetos em miniatura e imagens abstratas, as foto-reportagens de caráter social com o Movimento Sem Terra, e os estudos fotográficos dos ângulos das geometrias urbanas em diversos países.

 

Ivã Coelho: Graduado em Direito, tem na criação de imagens uma forma de expressão pessoal. Tenta alicerçar seus trabalhos em questões diuturnas através de diálogos com as vertentes visuais contemporâneas e com as artes literárias e filosóficas. Em 2009, compôs o livro-exposição itinerante África em Nós, com curadoria de Walter Firmo. Em 2012, participou da XI Bienal do Recôncavo, em São Félix (BA).

 

Karla Rubia: Graduada em Artes Visuais, traz em seu trabalho questionamentos em torno da sexualidade, alteridade e opressão feminina, criando diálogos entre fotografia e diferentes linguagens. Em 2011, foi premiada no Salão de Artes Visuais da Bahia. Em 2013, fez viagem de intercâmbio artístico para Buenos Aires - Argentina.

 

Lia Cunha: Partindo de uma linguagem mista de fotografia, desenho, gravura e performance, desenvolve projetos de arte colaborativa e interferência ambiental. Em sua pesquisa fotográfica, através da apropriação ou produção de imagens, trabalha com diversos suportes na construção de objetos e instalações. Integrou a X e XI Bienal do Recôncavo (2010/2012) e os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia (2011).

 

Nicolas Soares: Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisa sobre a abordagem do íntimo e os processos criativos na fotografia contemporânea. Trabalha com fotografia desde 2006 e participou de diversas exposições coletivas nas principais galerias na cidade de Salvador, assim como dos Salões Regionais.

 

Patrícia Almeida: Atua com fotografia desde 2007. A princípio voltado para o registro arquitetônico, seu trabalho passou a explorar as relações entre tempo e espaço. Formada em Arquitetura e Urbanismo, realizou parte dos seus estudos na Universidade do Porto, em Portugal. Desenvolve paralelamente trabalhos junto ao coletivo Gruna.

 

Rogério Ferrari: Trabalha como fotógrafo independente desenvolvendo o projeto Existências-Resistências, que retrata a luta de alguns povos e movimentos sociais por autodeterminação. É autor dos livros: Ciganos; Sahraouís; Palestine; Curdos, Uma Nação Esquecida; Palestina, A Eloquência do Sangue; e co-autor de, Zapatistas, A Velocidade do Sonho.

 

Sabrina Pestana: Iniciou seus estudos em fotografia na Escola Panamericana de Artes, entre 2001 e 2002. Formada em artes, desde 2008 atua como assistente do fotógrafo e 'master printer' Valdir Cruz. Em 2010, realizou sua primeira exposição individual, em homenagem a Cravo Neto. As imagens talvez sejam os últimos retratos do artista.

 

Valéria Simões: Graduada em Artes Plásticas e fotógrafa profissional desde o início dos anos 90. Tem participação em inúmeras exposições individuais, coletivas, salões e festivais por diversos estados do Brasil, além de França, Peru e Canadá. Assina a fotografia de cena de seis filmes. Atualmente desenvolve ensaios autorais.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Ivã Coelho

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones