Exposición en Porto, Portugal

Agnès Varda: Luz e Sombra

Dónde:
Casa do Cinema Manoel de Oliveira / R. Viana Lima 224A / Porto, Portugal
Cuándo:
22 jun de 2022 - 12 feb de 2023
Inauguración:
22 jun de 2022
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Agnès Varda (1928-2019) afirma ter tido três vidas: primeiro como fotógrafa, depois como cineasta e, finalmente, como artista plástica. Passando por cada uma dessas três modalidades, esta exposição testemunha o modo como a sua produção artística se desenvolveu em diálogo com a sua obra cinematográfica, sendo também representativa do modo como a realizadora se foi reinventando. O contraste entre luz e sombra é, nesta exposição, o ponto de partida para revisitar polaridades constitutivas do trabalho da artista, como a tensão entre material e imaterial, entre real e imaginário, ou a desproporção entre motivos e formas que, muitas vezes, se traduz numa inversão de escalas entre a monumentalização do insignificante e a dessacralização do que se presta à reverência. As duas instalações aqui presentes, Une cabane de cinéma: la serre du bonheur (Uma cabana de cinema: a estufa da felicidade, 2018) e Patatutopia (2003) dispõem-se a um idêntico confronto: a falsa vivacidade ... dos girassóis e a deterioração das batatas, a imagem estereotipada da felicidade e a representação alegórica da velhice. Oposições que, em última instância, se acordam e sublimam num antagonismo entre uma crítica da inutilidade e os princípios éticos e estéticos da reutilização, do combate ao desperdício e à obsolescência – em todos os sentidos: materiais, simbólicos, políticos, fílmicos e humanos. Agnès Varda: Luz e Sombra marca o regresso da realizadora a Serralves, depois de aqui ter apresentado uma exposição em 2009. Nessa altura, Varda teve a oportunidade de se encontrar com Manoel de Oliveira, momento que a própria registou com a câmara de vídeo que sempre carregava consigo e que figura na série televisiva Agnès de ci de là Varda (2011). Essa sequência, onde vemos os dois cineastas a imitarem Chaplin enquanto se filmam um ao outro, serve de preâmbulo a esta exposição: um encontro em que jovialmente partilham as suas preocupações quanto ao cinema e à vida.

 

 

Entrada actualizada el el 27 ene de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones