Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

Luz = Materia

Dónde:
Museu Oscar Niemeyer - MON / Rua Marechal Hermes, 999, / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
26 oct de 2017 - 29 ago de 2021
Inauguración:
26 oct de 2017
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Museu Oscar Niemeyer realiza exposição com obras do acervo relacionadas à “Luz” Mostra tem curadoria de Agnaldo Farias O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a mostra “Luz=Matéria”, com curadoria de Agnaldo Farias. A exposição apresenta uma seleção de obras do acervo do MON buscando aquelas que têm como ponto comum a luz, de um lado e, de outro, a materialidade. Embora aparentemente divergentes, diametralmente opostos, até, convém lembrar que para a física estão muito mais próximos do que se pensa. São cerca de 90 obras, com nomes como Claudio Alvarez, Alfredo Andersen, José Bechara, Maureen Bisilliat, Martin Chambi, Flavio Damm, Theodoro de Bona, Alberto Guignard, Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Vik Muniz, Daniel Senise, entre outros. A diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, pontua a importância de realizar uma mostra com obras do acervo do museu. “ A coleção do MON tem mais de quatro mil obras, de artistas nacionais e internacionais. Realizar ... uma mostra com o recorte do acervo permite ao público acessibilidade às obras”. Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a montagem dessa exposição faz parte da política adotada pela gestão de trazer um novo olhar para as riquezas do MON. “O Agnaldo Farias tem um conceito genial das artes visuais no Brasil. Ao montar essa exposição, dá oportunidade ao público de conhecer as obras do museu sob novas perspectivas”. O curador do Museu Oscar Niemeyer explica a mostra. “Esta exposição representa o primeiro segmento do projeto Luz = Matéria. Este projeto, que reúne uma seleção de obras pertencentes ao nosso museu, distancia-se da forma convencional com que as coleções são expostas, a reunião de obras por escolas e grupos artísticos através de critérios cronológicos. Contrapondo-se, Luz = Matéria ensina que são infinitos os modos de se aproximar obras de arte, tanto quanto de quaisquer objetos, ou até os acontecimentos relevantes dispersos ao longo de nossas vidas”. A mostra traz, além de obras do acervo, algumas peças apreendidas na operação Lava Jato, que estão sob guarda da instituição desde maio de 2014, a partir de decisão da Justiça Federal. O museu foi escolhido por apresentar as melhores condições técnicas para abrigá-las. O acervo do MON, constituído a partir de 2002, é composto por mais de 4 mil obras de artistas nacionais e internacionais, considerados referenciais importantes da produção artística. Serviço Exposição “Luz=Matéria” Longa duração Terça a domingo, das 10h às 18h R$16,00 e R$8,00 (meia-entrada) Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30 Entrada gratuita às quartas-feiras Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 – Centro – Curitiba/PR 41 3350 4400 museuoscarniemeyer.org.br

 

 

Entrada actualizada el el 10 may de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones