Exposición en Mire de Tibães, Braga, Portugal

Magdalena

Dónde:
Mosteiro de Tibães / Rua do Mosteiro / Mire de Tibães, Braga, Portugal
Cuándo:
13 sep de 2019 - 27 oct de 2019
Inauguración:
13 sep de 2019
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O conflito armado na Colômbia começou na década de 60 com a ascensão de guerrilheiros rurais armados, que buscavam voz nas decisões essenciais do governo daquela época. Anos mais tarde, o tráfico de drogas e os exércitos paramilitares completaram a equação de guerra: um conflito que resultou em mais de 200.000 mortos e dezenas de milhares de desaparecidos nos rios da Colômbia até aos dias de hoje. Historicamente, o rio Magdalena tem sido essencial para a nação, com 1550 quilómetros de extensão é uma fonte de água vital e foi consagrado o coração de toda aquela área. Durante o conflito armado, guerrilheiros, grupos paramilitares e máfias locais trouxeram a violência às suas margens. A região foi drasticamente impactada pelo conflito, aconteceram milhares de assassinatos, e centenas de famílias ainda procuram pelos corpos dos seus familiares desaparecidos. Durante as guerras os corpos eram muitas vezes mutilados e lançados ao rio, para ... que não houvesse qualquer vestígio. No entanto, os corpos nem sempre desapareciam. No meio do rio, na zona chamada < > os pescadores aproveitavam a abundância para alimentar aldeias inteiras. Os pescadores do rio Magdalena, na Colômbia, não só pescavam peixe. Nas suas redes caíam estes corpos ou partes deles. Arrastados ao longo do rio, e durante anos, os cadáveres chegavam perto das aldeias que habitavam as margens dos rios. Eles são o NN, 'nomen nescio' em latim. As pessoas sem nome, corpos perdidos. Hoje em dia, após se ter alcançado um acordo de paz (embora não tenha sido totalmente implementado), ainda existem cadáveres presos no fundo das águas. Ao longo das margens do rio as comunidades locais decidiram enterrar e orar por esses corpos, na esperança de que não se tornassem almas perdidas. Magdalena é um projeto em andamento que explora os processos de reconciliação na era pós-conflito. A história está localizada numa área cheia de magia e, simultaneamente, cheia de um desejo palpável de reconciliação da memória com o passado.

 

 

Entrada actualizada el el 02 oct de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones