Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Mario Cravo Neto: de EXU a Jesus Cristo

Dónde:
Galeria Base / Alameda Franca 1030 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
15 may de 2021 - 02 jul de 2021
Inauguración:
15 may de 2021 / 12hs
Horario:
de terça a sexta-feira, das 11hs às 19hs; sábado, das 11hs às 15hs
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
(11) 3062 6230|(11) 98327 9775
Correo electrónico:
contato@galeriabase.com.br
Descripción de la Exposición
De EXU a Jesus Cristo O misticismo e o imaginário religioso A Galeria BASE recebe a exposição do fotógrafo Mario Cravo Neto “de EXU a Jesus Cristo”, com texto de Diógenes Moura, marcando a abertura de sua agenda expositiva de 2021. A mostra individual é composta por 31 trabalhos, prioritariamente vintage e, em sua maioria, com a técnica de gelatina e prata, da série “O Eterno Agora”, uma das mais importantes criadas pelo artista, todas em preto e branco, acrescidas de três, coloridas, em grandes dimensões. Suas fotografias escultóricas são um convite a apreciar, apropriar e unir duas ou mais formas contemplativas dentro de um só quadro expressivo. As obras são, em sua totalidade, feitas em estúdio, onde destaca seu domínio na utilização da luz, o claro e escuro, que é foco diferencial de seu trabalho, evidenciando figuras humanas, além da inserção de aves, peixes, planta, pedras, criando um universo de simbologias. ... Algumas imagens icônicas poderão ser observadas como “Deus na cabeça”, “Criança Voodoo” (acervo do MoMA – NY, USA), “Luciana” (acervo Museo Reina Sofia – Madri,), “Lágrimas de pássaro”, “Homem com dois peixes” e “Odé”, esta última um exemplar raro feito em platina, editado pela Vision Editions, em San Francisco (CA, USA). Mais trabalhos da série - “O Eterno Agora” - estão em exibição da mostra “Espíritos sem Nome” no IMS/SP. Como define Diógenes Moura, “(...)uma exposição com suas imagens será sempre um livro aberto: página por página poderá mudar a cada instante. Mesmo para quem já tenha visto grande parte da sua obra, aquelas que são “possíveis” de ver no primeiro instante. Possíveis de ver porque haverá sempre, em todas elas, um segredo por dentro do outro. É neste exato momento que o homem despe os sentidos: dependendo do olhar de quem vê, enxergar será sempre uma raridade.” Seu compromisso com a ética fotográfica cria atributos específicos definindo sua assinatura estética da expressão imagética que lhe é característica de respeito e reverência à religiosidade católica e ao candomblé. “Não estamos apenas diante de uma série de imagens de um homem que partiu muito cedo porque teve sua Orí interrompida, naquele dia 9 de agosto de 2009. Estamos diante de um homem que iluminou a menina dos próprios olhos para deixar para “os outros”, ele mesmo, um segredo por dentro do gozo”, completa Moura. Mario Cravo Neto captou registros, com acuidade e visão únicas, de representações religiosas da Bahia e aproximou do espectador uma realidade de fé tão presente e necessária atualmente. “Ele foi o primeiro fotógrafo que me despertou interesse, o que me fez colecionar suas obras há mais de uma década”, declara Daniel Maranhão, coordenador artístico da galeria. A Galeria BASE cumpre todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades competentes referentes a COVID 19.

 

 
Imágenes de la Exposición
Mario Cravo Neto - De EXU a Jesus Cristo - Galeria BASE

Entrada actualizada el el 12 may de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones