Exposición en Gávea, Rio de Janeiro, Brasil

Massas

Dónde:
Movimento Arte Contemporânea / Rua dos Oitis, 15 / Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
Desde 24 sep de 2018
Inauguración:
24 sep de 2018 / 19:00
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
O fenômeno das massas é bastante complexo e instigante. Seus vários aspectos foram estudados ao longo dos anos, numa tentativa de decifrar as razões mais profundas dessas manifestações da humanidade. Somente na massa é possível ao homem libertar-se do temor do contato com o outro. Na massa ideal todos são iguais, os corpos comprimidos são um só e não existe o indivíduo com diferenças próprias. Arthur Arnold, ao pesquisar a abstração e o inconsciente coletivo, também se voltou para o tema das massas humanas. Interessa-se pela identidade de grupo que dilui a individualidade, pelo comportamento do homem que se reúne em multidões por motivos diversos formando um gigantesco bloco com um comportamento único. Com espatuladas empastadas, raspadas e algumas pinceladas pontuais Arthur transforma indivíduos em tinta. Seus trabalhos refletem as pesquisas feitas, e neles as figuras surgem dissolvidas na multidão de formas humanas sem identidade. Em algumas telas podemos ver ... rostos, braços levantados, corpos colados sugerindo movimento e conclamação. Mas aos poucos, em outras obras, a figura se dilui e o que predomina é a massa. A cor é um elemento forte e até quando o branco é utilizado mostra seu vigor e propósito. Arthur tem sua produção voltada para a pintura e para uma reflexão sobre como essa escolha se relaciona com suas pesquisas, seu modo de entender e sentir o mundo atual. Tudo aquilo que o interessa, suas idéias e escolhas, está refletido nas obras propiciando uma convocação a novos diálogos. As abstrações propõem uma abertura, uma mudança que vai se incorporando às formas, num processo vivo em que as cores têm voz mais alta. Ao abrir mão da figura o artista procura uma nova maneira de construção, incluindo não mais o registro, mas a dúvida. E nesse momento as perguntas vão ser respondidas na medida em que despertarem alguma coisa a mais no espectador. A arte contemporânea muito se interessa por esses questionamentos e abraça todas as respostas.

 

 

Entrada actualizada el el 13 sep de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones