Exposición en Lisboa, Portugal

Metafísica

Dónde:
Galería Zé dos Bois / Rua da Barroca, 59 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
17 sep de 2020 - 08 ene de 2021
Inauguración:
17 sep de 2020 / 17:00
Horario:
de miércoles a sábado de 18 h. a 22 h.
Precio:
3 €
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O conjunto de trabalhos presentes na Galeria Zé dos Bois, todos muito recentes, demonstram mais uma vez o trabalho de comentário distanciado que Gonçalo Pena tem vindo a materializar sobre o estilo na pintura na sua relação com o conceito numa postura que deve tanto à do produtor/fazedor como à do historiador ou colecionista. Esta exposição insere-se portanto naquilo que tem vindo a ser trabalhado como uma reflexão sobre a produção geral da pintura como sistema de significação ou “linguagem” na sua relação com outros sistemas. Estes são os da própria historicização do poético, o de uma economia presente do imaginário, o sistema das artes visuais no seu todo e por fim daquilo a que poderíamos chamar de investigação (a querer ser combate) sobre a gramática da produção geral de imagens-conceito, a fábrica dos sistemas sociais que se autoproduzem apesar de e em permanente tensão com a ficção política. Esta ... é a segunda exposição individual de Gonçalo Pena na Galeria Zé dos Bois, sucedendo a ATOL Deuses Inúteis, em 2012. AP ------------------------------ Gonçalo Pena nasceu em 1967. Em 2012 mudou-se para Bergen, Noruega, onde viveu até 2014. Actualmente vive e trabalha em Lisboa. Graduou-se em pintura na Academia de Belas-Artes de Lisboa em 1993. Tirou mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa com uma tese centrada em questões de design. Ensinou pintura e desenho na ESAD, Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (Portugal) de 1995 até 2005, quando ele decidiu dedicar-se exclusivamente à sua prática artística: pintura e ilustração. Gonçalo Pena tem trabalhado como ilustrador desde 1993, o seu trabalho tem sido publicado em importante jornais e revistas portuguesas (Independente, Público, ler, Egoísta, Livros). Continuou a trabalhar em outros meios de comunicação tais como a pintura, cinema (Super8) e performance. Escreveu e publicou vários ensaios. Em junho de 2014, foi publicado pela Mousse Publishers e editado por João Maria Gusmão + Pedro Paiva, um livro com uma coleção de desenhos de Gonçalo que faziam parte da exposição “Monkey Trip” na Galleria Zero, em Milão, Itália.

 

 
Imágenes de la Exposición
Gonçalo Pena — Cortesía de la Galeria Zé dos Bois

Entrada actualizada el el 05 ene de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones