Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Mostra Mel Brooks - Banzé no Cinema

Dónde:
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - RJ / Rua Primeiro de Março, 66 - Centro / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
05 feb de 2020 - 09 mar de 2020
Inauguración:
05 feb de 2020
Descripción de la Exposición
O Centro Cultural Banco do Brasil CCBB/RJ recebe, de 5 de fevereiro a 9 de março de 2020 a Mostra Mel Brooks - Banzé no Cinema. A mostra audiovisual é a mais abrangente retrospectiva sobre o diretor, ator, roteirista, compositor e produtor Mel Brooks, hoje considerado um dos maiores diretores americanos de comédias de todos os tempos, comparado a Jerry Lewis e Jacques Tati, que dedicou, em sua obra, a satirizar os cânones dos mais diversos gêneros cinematográficos. Considerado genial por Billy Wilder e Alfred Hitchcock, Brooks é um dos maiores representantes das comédias nonsense americanas, sua obra é uma mistura única de surrealismo, burlesco, musical, crítica social e análise cinematográfica. Com curadoria de Eduardo Reginato e José de Aguiar, a mostra exibirá 29 filmes, em digital e 35mm, sendo 11 longas-metragens de Mel Brooks, 1 episódio da série Agente 86 (Mel criou os personagens, produziu ... e colaborou com os roteiros), 1 curta (animação ganhadora do Oscar que tem a voz de Mel Brooks no protagonista), 5 documentários abrangendo 60 anos de seu trabalho como diretor, ator e produtor, além de 11 longas-metragens de diretores que foram influenciados ou influenciaram Mel Brooks, sendo um deles a produção O Homem-Elefante, de David Lynch, que Mel Brooks produziu quando ninguém acreditava no talento do excêntrico diretor iniciante. Dentre os destaques selecionados, estão Primavera Para Hitler (The Producers, 1967), Banzé no Oeste (Blazing Saddles, 1974), O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein, 1974), A Última Loucura de Mel Brooks (Silent Movie, 1976) e A História do Mundo Parte I (History of the World: Part I,1981). Além da mostra haverá também debate no dia 13 de fevereiro, às 19h, com os palestrantes Gabriel Esteves, roteirista do Porta dos Fundos e João Marcos Rodrigues, Redator-Chefe do programa Lady Night, com mediação do curador Eduardo Reginato. O evento será gratuito e as senhas serão distribuídas a partir das 18h. Já a sessão inclusiva, também com entrada gratuita, acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 17h. O filme exibido será Banzé no Oeste, com audiodescrição, libras e legendagem descritiva e com distribuição de senhas às 16h. O curso acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de março, com os curadores Eduardo Reginato e José de Aguiar, das 16h às 18h. O evento será também gratuito com inscrição online pela internet. “A obra de Mel Brooks é ímpar por diversos fatores, não apenas na compreensão perfeita do timing do humor e da imensa capacidade perceptiva de replicar os gêneros que homenageia pelo viés da paródia. Um desses fatores primordiais é o grupo seleto de atores que se repetem em seus filmes – sejam como protagonistas, sejam em participações especiais – em um entrosamento, dedicação e entrega pouco vistos no cinema: os geniais Gene Wilder, Dom DeLuise e Madeline Kahn, por exemplo. Essas estrelas de extraordinária verve cômica e teatralidade transformam os filmes em eventos que fazem os olhos não só brilharem, mas também gargalharem”, afirma Eduardo Reginato, um dos curadores da mostra. Mel Brooks não apenas dirigia e roteirizava seus filmes, mas também atuava e compunha os temas musicais. Em filmes de outros diretores também contribuiu com roteiro e protagonizou vários deles. Além de toda sua diversidade artística, também é um bem-sucedido produtor cinematográfico. Brooks ficou conhecido por lutar para que projetos não convencionais fossem filmados. A produtora Brooksfilms foi responsável por aclamadas produções não-cômicas, como os dramas O Homem Elefante (primeiro longa de estúdio do realizador David Lynch), Nunca te vi, sempre te amei e Frances. Além disso, serão exibidos alguns clássicos da comédia como Apertem os cintos...O piloto sumiu!, de David Zucker, Jim Abrahans, Jerry Zucker, Corra que a polícia vem aí!, de David Zucker e O Dorminhoco, de Woody Allen, diretores diretamente influenciados pelo cinema de Mel Brooks. A mítica crítica americana Pauline Kael em uma de suas inúmeras críticas destruidoras sobre os filmes de Brooks, talvez tenha apresentado o âmago da magia do cinema do irreverente cineasta: “Mel Brooks está em uma posição especial: sua crítica se tornou um ramo do show business - ele é um crítico de dentro. Não se espera que ele seja ordeiro ou disciplinado; ele é o crítico irreprimível como um palhaço. Seus comentários não são censurados pela cautela e pelo sentimentalismo habituais, mas a irreprimibilidade do homem louco torna-o amável; ele pode ser cruel e se safar porque ele é Mel Brooks, que não está no controle de si mesmo. Seu charme único é a liberdade surreal da imaginação de seu kibitzer (em iídiche quer dizer comentário indesejado)”. “Os filmes de Mel Brooks não são apenas paródias, também são uma profunda análise sobre o cinema. A visão de Brooks esmiúça em cada fotograma seu profundo amor pelos mais diversos gêneros cinematográficos. Onde muitos podem ver piadas grosseiras, há, como dizia Orson Welles, um fluxo constante de sonho. E os sonhos que Mel Brooks proporciona são hilários. Dessa forma, a Mostra proporcionará ao público brasileiro o privilégio único de experimentar em doses cavalares o alívio da boa risada, a sensação de sentir o mundo externo desaparecer e preencher o espírito de alegria, além de apreciar a imensa aula de cinema que cada filme de Brooks proporciona”, celebra José de Aguiar, um dos curadores da mostra. Por fim, o público poderá perceber que os gêneros cinematográficos possuem estilos e dinâmicas que podem ser apropriadas e transformadas das mais diversas formas. Mel Brooks escolheu o humor para declarar seu amor pelo cinema, escolheu ser um garoto travesso que brinca com as imagens e que apresenta para seus queridos amigos, os espectadores, sua traquinagem. Uma imensa traquinagem que nos faz refletir sobre cinema não apenas como entretenimento, mas como um elemento que pode ser moldado, transformado e refletido em algo que acrescenta à vida um maior entendimento sobre arte e ao espírito um maior entendimento sobre a alegria. Programação completa: Dia 5/, quarta-feira: *17h: Drácula Morto, mas feliz (Dead and loving it, 1995, EUA, 88min) Dir: Mel Brooks *19h: A louca, louca história de Robin Hood (Robin Hood: Men in Tights, 1993, EUA, 104min). Dir: Mel Brooks Dia 6/2, quinta-feira: *16h30: - Agente 86 (Get Smart!, EUA, 1965) – série de TV. Sr. Big – episódio 1 – piloto da série Agente 86 (Mr. Big, 1965, EUA, 26 min). Dir: Howard Morris; - A Bomba que desnuda (The Nude Bomb, 1980, EUA, 94 min). Dir: Clive Donner *19h: A história do mundo: Parte I (History of the World: Part I, 1981, EUA, 92min). Dir: Mel Brooks Dia 7/2, sexta-feira: *16h30: Os Produtores (The Producers, 2005, EUA, 134min). Dir: Susan Stroman *19h: S.O.S Tem um louco solto no espaço (Spaceballs, 1987, EUA, 96min). Dir: Mel Brooks Dia 8/2, sábado: *17h: Corra que a polícia vem aí! (The Naked Gun: From the Files of Police Squad!,1988, EUA, 85min). Dir: David Zucker *19h: Drácula Morto mas feliz (Dead and loving it, 1995, EUA, 88min). Dir: Mel Brooks Dia 9/2, domingo: *17h: A louca, louca história de Robin Hood (Robin Hood: Men in Tights, 1993, EUA, 104min). Dir: Mel Brooks *19h10: Que droga de vida (Life Stinks, 1991, EUA, 92min). Dir: Mel Brooks Dia 10/2, segunda-feira: *17h: S.O.S Tem um louco solto no espaço (Spaceballs, 1987, EUA, 96min). Dir: Mel Brooks *19h: O Médico Erótico (The Man with Two Brains, 1983, EUA, 93 min). Dir: Carl Reiner Dia 12/2, quarta-feira: *17h: Top Gang! Ases Muito Loucos (Hot Shots!, 1991, EUA, 84 min). Dir: Jim Abrahams *19h: Alta Ansiedade (High Anxiety, 1977, EUA, 94min). Dir: Mel Brooks Dia 13/2, quinta-feira: *17h: Banzé no Oeste (Blazing Saddles, 1974, EUA, 93min). Dir: Mel Brooks **19h: debate com os palestrantes Gabriel Esteves, roteirista do Porta dos Fundos e João Marcos Rodrigues, Redator-Chefe do programa Lady Night, com mediação do curador Eduardo Reginato. O evento será gratuito e as senhas serão distribuídas a partir das 18h. Dia 14/2, sexta-feira: *17h: A última loucura de Mel Brooks (Silent Movie, 1976, EUA, 87min). Dir: Mel Brooks *19h: As Três Idades (Three Ages, 1923, EUA, 63 min). Dir: Buster Keaton Dia 15/2, sábado: *17h: A história do mundo: Parte I (History of the World: Part I, 1981, EUA, 92min). Dir: Mel Brooks *19h: Apertem os cintos... o piloto sumiu! (Airplane!, 1980, EUA, 88min). Dir: David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker Dia 16/2, domingo: *17h30: As Três Idades (Three Ages, 1923, EUA, 63 min). Dir: Buster Keaton *19h: Banzé no Oeste (Blazing Saddles, 1974, EUA, 93min). Dir: Mel Brooks Dia 17/2, segunda-feira: *17h: Que droga de vida (Life Stinks, 1991, EUA, 92min). Dir: Mel Brooks *19h: - Agente 86 (Get Smart!, EUA, 1965) – série de TV. Sr. Big – episódio 1 – piloto da série Agente 86 (Mr. Big, 1965, EUA, 26 min). Dir: Howard Morris; - A Bomba que desnuda (The Nude Bomb, 1980, EUA, 94 min). Dir: Clive Donner Dia 19/2, quarta-feira: *17h: Hail Sid Caesar! The Golden Age of Comedy (2001, EUA, 85 min). Dir: Peter Jaysen e Rich Tackenberg *19h: Corra que a polícia vem aí! (The Naked Gun: From the Files of Police Squad!,1988, EUA, 85min). Dir: David Zucker Dia 20/2, quinta-feira: *16h30: GI Jews: Jewish Americans In World War II 2017, EUA, 84min). Dir: Lisa Ades *18h30: Os Produtores (The Producers, 2005, EUA, 134min). Dir: Susan Stroman Dia 21/2, sexta-feira: *16h: Mel and his movies (2013, EUA, 100min). Dir: Steve Haberman *18h20: Apertem os cintos... o piloto sumiu! (Airplane!, 1980, EUA, 88min). Dir: David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker Dia 22/2, sábado: *17h: Alta Ansiedade (High Anxiety, 1977, EUA, 94min). Dir: Mel Brooks *19h: A última loucura de Mel Brooks (Silent Movie, 1976, EUA, 87min). Dir: Mel Brooks Dia 23/2, domingo: *17h: Banzé na Rússia (The Twelve Chairs, 1970, EUA, 94min). Dir: Mel Brooks. *19h: Top Gang! Ases Muito Loucos (Hot Shots!, 1991, EUA, 84 min). Dir: Jim Abrahams Dia 26/2, quarta-feira: *17h: GI Jews: Jewish Americans In World War II, 2017, EUA, 84min). Dir: Lisa Ades *19h: Sou ou não sou (To Be or Not to Be, 1983, EUA, 107min). Dir: Alan Johnson Dia 27/2, quinta-feira: *17h: SESSÃO INCLUSIVA - Banzé no Oeste (Blazing Saddles,1974, EUA, 93min). Dir: Mel Brooks - *19h: A história do mundo: Parte I (History of the World: Part I, 1981, EUA, 92min). Dir: Mel Brooks Dia 28/2, sexta-feira: *17h: Hail Sid Caesar! The Golden Age of Comedy (2001, EUA, 85 min). Dir: Peter Jaysen e Rich Tackenberg *19h: Cliente Morto não Paga (Dead Men Don’t Wear Plaid, 1982, EUA, 78 min). Dir: Carl Reiner Dia 29/2, sábado: *17h: Banzé na Rússia (The Twelve Chairs, 1970, EUA, 94min). Dir: Mel Brooks. *19h: O Homem elefante (The Elephant Man, 1980, EUA, 124min). Dir: David Lynch Dia 1º/3, domingo: *16h: O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein, 1974, EUA, 106min). Dir: Mel Brooks *18h30: O Dorminhoco (Sleeper, 1973, EUA, 89 min). Dir: Woody Allen Dia 2/3 segunda-feira: *17h: O Médico Erótico (The Man with Two Brains, 1983, EUA, 93 min). Dir: Carl Reiner *19h: Sou ou não sou (To Be or Not to Be, 1983, EUA, 107min). Dir: Alan Johnson Dia 4/3 quarta-feira: *16h: CURSO DIA 1 *18h10: Mel and his movies (2013, EUA, 100min). Dir: Steve Haberman Dia 5/3 quinta-feira: *16h: CURSO DIA 2 *18h10: - I Thought I was Taller (I Thought I was Taller" - A Short History of Mel Brooks, 1981, Inglaterra, 44 min). Dir: Alan Yentob; - Mel Brooks: Make a Noise (2013, EUA, 52min). Dir: Robert Trachtenberg Dia 6/3 sexta-feira: *16h: CURSO DIA 3 *18h: - O Crítico (The Critic, 1963, EUA, 4min). Dir: Ernst Pintoff; - Primavera para Hitler (The Producers, 1967, EUA, 88min). Dir: Mel Brooks Dia 7/3 sábado: *17h: O Dorminhoco (Sleeper, 1973, EUA, 89 min). Dir: Woody Allen *19h: O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein, 1974, EUA, 106min). Dir: Mel Brooks Dia 8/3 domingo: *17h: - O Crítico (The Critic, 1963, EUA, 4min). Dir: Ernst Pintoff; - Primavera para Hitler (The Producers, 1967, EUA, 88min). Dir: Mel Brooks *19h: O Homem elefante (The Elephant Man, 1980, EUA, 124min). Dir: David Lynch Dia 9/3 segunda-feira: *17h: - I Thought I was Taller (I Thought I was Taller" - A Short History of Mel Brooks, 1981, Inglaterra, 44 min). Dir: Alan Yentob; - Mel Brooks: Make a Noise (2013, EUA, 52min). Dir: Robert Trachtenberg *19h: Cliente Morto não Paga (Dead Men Don’t Wear Plaid, 1982, EUA, 78 min). Dir: Carl Reiner Serviço: Mostra Mel Brooks - Banzé no Cinema Temporada: de 5/2 a 9/3 Centro Cultural Banco do Brasil : Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Cinema 1. Tel: (21) 3808.2020 Sessões: 52 sessões + 1 sessão inclusiva (com libras, audiodescrição e legendagem descritiva) + 1 debate + 1 curso (com duração de 3 dias) Capacidade: 98 lugares Ingressos: R$ 10, a inteira, R$ 5, a meia (debate, sessão inclusiva e curso terão entrada gratuita) Classificação indicativa: 12 anos

 

 
Imágenes de la Exposición
Mostra Mel Brooks - Banzé no Cinema — Cortesía del Centro Cultural Banco do Brasil

Entrada actualizada el el 29 ene de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones