Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Mulheres do Brasil

Dónde:
MIS - Museu da Imagem e do Som / Avenida Europa, 158, Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
15 oct de 2012 - 18 nov de 2012
Inauguración:
15 oct de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A Magma Cultural e a Galeria LUME Photos realizam no MIS - Museu da Imagem e do Som, instrumento da Secretaria de Estado da Cultura, o lançamento do livro e abertura da exposição 'Mulheres do Brasil', com texto de Luiz Felipe Moura e fotos de Gabriel Matarazzo. A mostra, com curadoria de Paulo Kassab Jr., apresenta uma seleção de 40 fotografias produzidas para a publicação.

 

Nos textos de 'Mulheres do Brasil', Luiz Felipe Moura reúne relatos que ouviu em suas viagens pelo país que retratam a força da mulher. Essas histórias - dez cotidianos femininos brasileiros - são contadas em forma de fotonovela, num styling que abrange dramaticidade e moda.

 

Para os cliques de Gabriel Matarazzo foram criados looks assinados por estilistas respeitados no mundo da moda, tais como Chris Barros e Walério ... Araújo. As mulheres às quais foi dado o desafio de interpretar as histórias são modelos também de renome, como Daniella Sarahyba, Camilla Finn, Samira Carvalho e Priscila Malmann, ambientadas em cenários que compõem o contexto de brasilidade proposto no livro: o sertão, a floresta, a fazenda de café.

 

Em 'Mulheres do Brasil', Luiz Felipe Moura conta histórias do cotidiano de mulheres fortes, num misto de realidade e romance. As fotografias de Gabriel Matarazzo seguem o conceito idealizado pelo autor, apresentando imagens que dialogam com o imaginário popular e divulgam uma faceta mítica do país, envolta, ao mesmo tempo, em pureza e pulso.

 

As histórias retratam mulheres exercendo atividades das mais diversas: ama de leite, passista, camponesa, alquimista, escultora, caçadora, professora, lavadeira, garimpeira, pescadora. Não faltam nessas fotonovelas elementos que apontam para especificidades do Brasil, tais como o arroz com feijão, as fantasias de Carnaval, o pandeiro, os adereços de pena e de sementes, as bandeirolas de Festa Junina e os vestidos rendados.

 

Talvez o maior atestado de brasilidade em 'Mulheres do Brasil', contudo, seja a grande diversidade de raças, de tonalidades de pele e de características capilares nele representadas. Essa mistura retrata a miscigenação encontrada no Brasil, sem comparação no mundo todo. 'Mulheres do Brasil' foi finalista do Prêmio Jabuti, o prêmio literário mais importante do Brasil.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Gabriel Matarazzo

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones