Exposición en Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal

Nadir Afonso: o Espaço e o Tempo

Dónde:
Convento Corpus Christi / Largo de Aljubarrota 13 / Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal
Cuándo:
21 nov de 2020 - 22 ene de 2021
Inauguración:
21 nov de 2020
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
20 ANOS DE ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO | A sensibilidade às formas (Espaço Corpus Christi) «O homem volta-se para a geometria como as plantas se voltam para o sol: é a mesma necessidade de clareza e todas as culturas foram iluminadas pela geometria, cujas formas despertam no espírito um sentimento de exatidão e de evidência absoluta.» Nadir Afonso. «É uma ilusão a crença de poder expressar na tela os sentimentos, sem recorrer à representação figurativa, como é uma ilusão crer que a expressão dos sentimentos íntimos gera a obra de Arte.» Nadir Afonso Pela segunda vez o Convento Corpus Christi recebe Nadir Afonso. A primeira exposição era constituída por desenhos, muitos deles alusivos a Gaia, ao Porto e ao Douro. Foram realizados na época em que Nadir Afonso era aluno da Escola de Belas Artes. A Ponte Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar impunham-se como motivo principal. Agora, no ano em que ... se celebra os 100 Anos de Nadir Afonso, são pinturas realizadas na diáspora, em Paris, que iremos encontrar nos 20 Anos de Abstracionismo Geométrico. Trata-se de uma viagem pelo percurso artístico de Nadir Afonso que nos dá uma perspetiva antológica do que foi a sua criação artística, desde os finais dos anos 40 até 1970, quando já tinha definido que o abstracionismo geométrico era a corrente artística com a qual mais se identificava e a sua linha orientadora tinha por base “a essência de arte é de origem geométrica”. A exposição inicia-se com uma icónica Composição Geométrica de 1947, a que se segue um núcleo de obras onde se incluem os períodos Pré-Geométricos, Barroco, Egípcio e Espacillimités, seguidos da alvorada das cidades que iriam marcar as décadas seguintes. Algumas destas obras foram mostradas naquela que foi a sua primeira grande exposição que aconteceu em Paris na Maison des Beaux Arts em 1959, refiro-me aos Espacillimités e ao período Barroco. Neste espaço de tempo, muitos foram os períodos que cruzaram o pré-geométrico, caraterizado pela predominância das formas geométricas, em que explora essas figuras elementares com um cromatismo categórico e com limites bem marcados. O período Barroco, inspirado no barroco português, onde Nadir utilizará as formas curvas, contracurvas e espiraladas, que preenchem as fachadas da cidade do Porto: dali extrairia esses elementos e os simplificaria e estilizaria de ponto de partida para as suas pinturas. Procurou outros rumos, estudou novas soluções que convergiram para o período Egípcio, que se seguiu. As formas sinuosas envolvem-se num dos lados do quadro, para que as retas se prolonguem até ao limite da tela, acompanhadas de leves correntes de ondulação a que, por vezes, se sobrepõem elementos curvos isolados. Fonte C.M. Vila Nova de Gaia

 

 

Entrada actualizada el el 02 mar de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones