Exposición en Oporto, Porto, Portugal

...Navegações/Divagações...por entre Escolhos e Baixios...

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
13 abr de 2012 - 01 jul de 2012
Inauguración:
13 abr de 2012
Comisariada por:
Descripción de la Exposición

Artur Barrio (Porto, 1945) regressa ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves com a exposição '... navegações/divagações... por entre escolhos e baixios...', que inaugurará no próximo dia 13 de Abril. A obra de Barrio surpreende pelo modo como o artista constrói situações efémeras onde a experiência da vida e da arte se cruzam na subversão do lugar de apresentação da obra de arte e no desafio à condição do espectador. Este vê-se provocado a abandonar a sua passividade e a descobrir e a interpretar cada projecto do artista como uma experiência física e conceptual, que ampliará a sua percepção e conhecimento do mundo. Em muitos projectos de Barrio, materiais orgânicos perecíveis como o pão, o peixe, a carne, o vinho, a água e o café são combinados com textos, desenhos e fotografias na proposição de novas experiências do sensível e do cognoscível. O lugar, o tempo e ... os discursos da arte são muitas vezes objecto de crítica nos trabalhos do artista, quando desvinculados de uma experiência humana do mundo que conjugue de modo singular a simplicidade dos elementos e a complexidade das ideias.

 

O artista tem desenvolvido um modo muito pessoal de documentar as suas acções e situações através de registos como o texto, a fotografia, o livro de artista, o filme ou o vídeo. Essa relação muito particular entre o registo e a situação que o origina tem vindo a ser reconhecida em múltiplas exposições internacionais onde o seu trabalho tem sido apresentado. Sendo um dos protagonistas de um contexto artístico que, no Brasil, contribuiu decisivamente para uma crítica do modernismo e uma redefinição da obra de arte, a obra de Barrio tem sido divulgada internacionalmente, desde a célebre exposição 'Information', que o MoMA apresentou em 1970, até às suas mais recentes participações na XI Documenta de Kassel em 2002, na 29ª Bienal de São Paulo (2010) ou na 54ª Bienal de Veneza (2011), onde representou o Brasil. O Ministério da Cultura de Espanha agraciou-o em 2011 com o Prémio Velásquez, pela sua 'poética radical', na qual se verifica 'a aparição de uma beleza inesperada'.

 

O regresso de Artur Barrio a Serralves constitui também um regresso à apresentação do seu trabalho no Porto, cidade onde nasceu a 1 de Fevereiro de 1945. Entre Portugal e o Brasil, entre a Europa e a América do Sul, a vida e a obra de Artur Barrio conjugam também a errância, a viagem, o oceano e a constante redescoberta de si e dos outros, por quem é muitas vezes visto como português no Brasil ou como brasileiro em Portugal. O Museu de Serralves tem, desde a exposição 'Regist(R)os', realizada em 2000, até hoje, continuado a trabalhar com o artista, desde o projecto gorado de uma viagem de navegação entre o Rio de Janeiro e o Porto até esta próxima exposição '... navegações/divulgações... por entre escolhos e baixios...'. Artur Barrio irá agora 'fazer sua' a sala central do Museu de Serralves, reinventando-a com um novo projecto especificamente concebido para este espaço, que o artista irá transformando ao longo de várias semanas, antes e depois da sua abertura ao público.

 

Por ocasião desta exposição, será publicado um novo livro que a documentará, realizado em colaboração com Artur Barrio e Cristina Motta, com textos da autoria do próprio artista, assim como de Moacir dos Anjos, Óscar Faria e João Fernandes.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Exposición
11 may de 2024 - 27 oct de 2024

Hauser & Wirth Menorca / Baleares, España

Formación
29 may de 2024 - 02 jun de 2024

Auditorio 200 - Edificio Nouvel - Museo Reina Sofia / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones