Exposición en Braga, Portugal

#nextluk

Dónde:
Antigo Edificio da Estação de Caminho de Ferro / Largo da Estação, nº40 / Braga, Portugal
Cuándo:
Desde 22 sep de 2018
Inauguración:
22 sep de 2018 / 14:30
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Em #nextluk, Ivan Da Silva aborda o fenómeno da massificação da auto-representação na cultura popular contemporânea, evidente, a título de exemplo, na vulgarização da partilha de selfies nas redes sociais. Da Silva selecionou aleatoriamente uma conta de Facebook, apropriando-se das imagens de perfil do utilizador, constituídas exclusivamente por selfiese cujo número atingiu a centena no momento de finalização da recolha. São estes cem auto-retratos a matéria-prima de #nextluk que o autor submete a uma técnica de impressão datada dos primórdios da fotografia, a Cianotipia, destituindo-os da sua volatilidade aparente no ambiente cibernético e cristalizando-as enquanto objetos de direito próprio. A materialização das imagens digitais combinada com um dispositivo expositivo tendencialmente cénico, lembrando algumas das primeiras mostras dos minimalistas dos anos 1960, resulta num ensaio visual no qual são evocadas algumas das questões e receios inerentes à disseminação desregulada, mas, surpreendentemente, consensual de fotografias de natureza privada. O confronto físico com ... a impressão em grande formato desse olhar que se avalia a si próprio, tal como um circuito fechado de vigilância, sublinha o processo de auto-representação e a sua inevitável ligação com a construção da auto-imagem e do próprio self. Em #nextluk a padronização que regula o gesto da auto-representação é clara e amplificada pela repetição e pela monocromia. Se todas as épocas possuíram os seus códigos visuais para a representação do eu, Da Silva propõe que no século XXI nos representamos sob o signo de narciso: cada imagem é fruto da contemplação dos ecrãs que nos devolvem o nosso melhor sorriso. A exposição prolonga-se para lá do espaço físico através de um perfil homónimo no Instagram, onde podemos visualizar as imagens originais. Contudo, esta reaproximação ao ecossistema natural das fotografias está longe de nos devolver o sentido do real abalado pela reflexão espoletada em #nextluk. Pelo contrário, o olhar de narciso questiona agora a sua própria pertinência e com ele a pertinência das práticas fotográficas quotidianas e a sua possibilidade enquanto documento ou simples ficção. Vera Marmelo

 

 

Entrada actualizada el el 20 sep de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones