Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Nos traquejos do tempo [vibração um]

Dónde:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
17 sep de 2022 - 26 feb de 2023
Inauguración:
17 sep de 2022
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Patrocinada pela Petrobras, a exposição participativa Nos traquejos do tempo [vibração um] propõe vivências de criação e liberdade a partir da música de tradições negra e indígena. O projeto da artista e curadora Ana Lira adota o tambor como instrumento central para gerar experiências de celebração e ações comunitárias, apontando para relações entre o território brasileiro e as sonoridades que emergem de cada lugar. A obra acontece dentro de uma arena com arquibancadas, ativada ao longo da exposição pela artista, por educadores e outras pessoas convidadas. Nela, um atabaque, um timbal e um ashiko, confeccionados em uma parceria entre a artista e o Instituto do Tambor, fazem referência aos estados de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, e funcionam como elementos de ativação com os públicos. A arena abriga também instrumentos dos acervos do Caboclinho 7 Flechas, Didá, Ilê Ayê, Escola de Samba Beija-Flor e Jongo da Serrinha, com quem ... a artista dialogou durante a trajetória da vivência e cujas sonoridades percussivas são referência de transmutação. Esses instrumentos carregam as marcas de sua presença em desfiles, festejos e rituais, e celebram a produção de conhecimento das comunidades às quais pertencem. Junto aos instrumentos, uma rádio livre serve de plataforma para discussões e ações de músicos convidados, com participação dos públicos. Parte das gravações realizadas durante o período da exposição será publicada online. A produção artística de Ana Lira está voltada para as relações entre cultura e formas de vida a partir de práticas coletivas de trabalho. O interesse na circulação de linguagens, sistemas de comunicação e manifestações populares é uma constante em seu trabalho. O projeto de exposição participativa convida a refletir sobre como os ritmos ajudam a criar comunidades ao longo da história do Brasil.

 

 

Entrada actualizada el el 15 sep de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones