Exposición en Guimarães, Braga, Portugal

Not being able to live but one life

Dónde:
Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) / Padre Augusto Borges de Sá. 4810-523 / Guimarães, Braga, Portugal
Cuándo:
13 sep de 2019 - 26 oct de 2019
Inauguración:
13 sep de 2019
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Confrontada com um evento familiar traumático, depois de ver a minha tia ficar completamente paralisada e incapaz de se comunicar após um AVC – Síndrome de "Locked-in" – comecei a questionar sobre o conceito da vida e a reflectir sobre como nossos corpos e nossa consciência participam deste jogo intrincado. “Encarcerados” dentro de si mesmos, estes pacientes não têm como se mover, falar, mastigar ou engolir de forma espontânea... Incapazes de qualquer expressão facial, conseguem apenas mover os olhos e pálpebras, mas estão plenamente conscientes. Reclusos num corpo que já não lhes pertence, vivos num corpo "morto", usam a memória e imaginação como ferramentas de sobrevivência. Enfrentando sentimentos muito contraditórios durante este processo, o meu objectivo inicial era investigar sobre os potenciais riscos ou benefícos inerentes ao desenvolvimento biomédico, especialmente no campo da reanimação e reabilitação neurológica... A sociedade atual tem a sofisticação tecnológica para manter um corpo vivo, ... mas será que pode restaurar as habilidades humanas mais fundamentais? Com uma formação científica, sou de alguma forma levada a encarar-nos como um grupo complexo de átomos, partículas, veias, axónios, ossos - matéria, que é guiada pelo nosso poder de pensar, agir, e logo, de existir... O que significa então estar vivo? Decidi abordar este projeto de forma poética e subjetiva, onde a narrativa não está mais ligada à minha própria história pessoal, nem à minha tia como personagem principal. Em vez disso, "Não ser capaz de viver apenas uma vida" aborda a dualidade do corpo-mente e o significado de estar vivo quando totalmente privado de autonomia e capacidade de comunicação. Este é um projeto sobre trauma e tristeza e traduz meus conflitos internos ao lidar com assuntos de vida e morte. Reconhecer a violência, a dor e a solidão, tentar representá-las tanto na sua beleza como na sua crueldade foi essencial para superá-las.

 

 

Entrada actualizada el el 02 oct de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones