Exposición en Lisboa, Portugal

Nuno Henrique

Dónde:
Módulo - Centro Difusor de Arte / Calçada Dos Mestres 34 A/b / Lisboa, Portugal
Cuándo:
15 sep de 2012 - 25 oct de 2012
Inauguración:
15 sep de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Segunda individual del artista en Módulo.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Inicio a nova época com uma exposição-instalação de Nuno Henrique, artista presente na última Feira de Arte de Santander e seleccionado pela comissão desta feira. O trabalho exposto, e que agora no Módulo tem continuação, despertou um interesse assinalável junto de coleccionadores e galeristas, de que se registaram aquisições de várias obras.

 

Nuno Henrique tinha já despertado a curiosidade na exposição final que culminou uma residência artística orientada pelo artista Lothar Baumgarten e que teve lugar na Fundação Botin da mesma cidade cantábrica.

 

Como já tinha acontecido na individual anterior no Módulo, Nuno Henrique toma como partida para o trabalho desenvolvido um determinado aspecto madeirense, neste caso a espécie botânica, em muitas zonas quase extinta, o dragoeiro.

 

O trabalho que expõe no Módulo (15/9 - 25/10) tem ... por base o Livro II, Capítulo IX, do manuscrito 'Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso, no qual faz a descrição histórica do povoamento da Ilha do Porto Santo, e onde surgem várias alusões ao dragoeiro - espécie botânica que na ilha encontra-se extinta no estado natural - encontro-me a desenvolver uma série de trabalhos, da qual fazem parte as obras expostas.

 

Essas referem-se principalmente à descrição de um 'Ilheo dos Dragoeiros' situado ao largo do Porto Santo. Através da caligrafia e do corpo de texto referente à descrição do ilhéu, apresento um conjunto de 'calcos' (técnica da Arqueologia, que tenho utilizado e desenvolvido plasticamente), assim como aguarelas, e um modelo topográfico do ilhéu. Considerando ainda uma das utilidades atribuídas ao dragoeiro '... do tronco dos quais se faz muita louça... e gamelas que levam um moio de trigo.', exponho uma escultura criada através da ampliação de um origami.

 

NUNO HENRIQUE nasceu no Funchal em 1982. Concluiu, em 2005, o curso de Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade Belas Artes do Porto, em 2009, frequentou o Ar.Co. Em 2010 expos individualmente no Módulo o projecto 'Quarenta calcos', que anteriormente tinha sido mostrado na Casa das Mudas, na Madeira, projecto expositivo comissariado por Alexandre Melo. Entre as exposições mais recentes em que figurou destacaria a individual no Museu Geológico e a colectiva, Cinco Séculos de Desenho na Colecção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no Museu N. Soares dos Reis, Porto.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Nuno Henrique

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones