Exposición en Pinheiros, Sao Paulo, Brasil

Oasi - Instalação escultórica e musical

Dónde:
Instituto Tomie Ohtake / Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
02 jun de 2017 - 16 jul de 2017
Inauguración:
02 jun de 2017
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O Instituto Tomie Ohtake recebe OASI (Oasis), obra idealizada pela artista Licia Galicia e pelo músico e especialista em eletrônica Michelangelo Lupone. Trata-se de uma grande instalação sonora/musical e escultórica que evoca a participação do espectador. A obra, que ocupará uma das salas do Instituto, é resultado de uma pesquisa intitulada "ADAMO (Adaptive Arte and Music Opera)", viabilizada pelo Centro Ricerche Musicali de Roma (CRM). A instalação, que chega ao Brasil pelo Instituto Italiano di Cultura-SP, foi concebida como um local de experiência imersiva multissensorial, que pode mudar em função dos acontecimentos que ocorrem em seu interior. Todos os elementos são sensíveis à posição, ao movimento e ao contato do público, alterando-se em relação aos gestos e às condições do ambiente ao redor: a presença e a posição do visitante, o passar do tempo, os sons, ruídos e as vozes, as variações de luz e as ações táteis das pessoas. De um ... lado, a obra apresenta um conjunto de fendas nas paredes e no chão pelas quais luz e música emergem e permitem que os visitantes, ao andar entre elas, modifiquem sua compreensão: interrompendo os caminhos dos feixes de luz ou abafando os sons, por exemplo. Do outro lado, encontram-se estruturas sinuosas em fibra de vidro que envolvem as pessoas e as convidam a adentrar essa espécie de labirinto. Nesse espaço, o chão possui uma vibração que, somada a essas formas, origina novas sensações e novas ambiências. O trabalho baseia-se em Planofoni®, uma tecnologia idealizada pelo compositor Michelangelo Lupone e desenvolvida no CRM, capaz de produzir e difundir o som liberado pelos materiais naturais e sintéticos (metais, madeira, papel, vidro e seus derivados) utilizados e ativados em vibração com dispositivos eletrônicos especiais. Trata-se de sistemas multifônicos de escuta que conferem ao som as características de timbres próprios do material utilizado e permitem, através de uma irradiação pontual sobre toda a superfície, desenhar o espaço acústico em relação do espaço arquitetônico.

 

 

Entrada actualizada el el 23 jun de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones