Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Ode ao Pássaro

Dónde:
Bolsa de Arte - São Paulo / Rua Mourato Coelho, 790. Vila Madalena / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
09 mar de 2020 - 25 abr de 2020
Inauguración:
07 mar de 2020 / 11:00
Horario:
Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/16h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Galeria Bolsa de Arte tem o prazer de apresentar, a partir de 07 de março, das 11h às 15h, “Ode ao Pássaro”, exposição inédita do artista paulistano Fabio Cardoso. A mostra é composta por 12 pinturas de paisagens mentais inspiradas nos movimentos sinfônicos de Beethoven. A Paisagem na pintura é sempre uma paisagem mental, que vai além da visualidade do real, do natural. Para o artista, a mata é a mais sinfônica das paisagens e essa é sua maior ligação com Beethoven, um revolucionário musical e pioneiro do movimento romântico. A célebre “Nona sinfonia” de Beethoven é especialmente famosa por seu movimento final, que reúne coro e solistas para interpretar versos da “Ode à Alegria, de Friedrich Schiller, gênero até então exclusivamente instrumental, considerado um de seus mais notórios atos de visionarismo e rebeldia artística. Em suas últimas séries de trabalhos, como as exibidas em São Paulo na Caixa Cultural, em 2016, ... Cardoso usava apenas tinta preta nas paisagens, em um processo de criação singular de subtração, onde o artista começa com uma tela coberta de tinta preta, que vai sendo removida com terebintina, até que as figuras apareçam. Criadas em 2019 e 2020, as obras exibidas agora na Bolsa de Arte transitam entre a pintura e o desenho, que assim como a nona sinfonia de Beethoven ganhou vozes, pouco a pouco foram ganhando cor. Com uma nova concepção de luz, as novas paisagens de Fabio Cardoso permitem que todo o ambiente seja percebido e a perspectiva facilita o posicionamento dos elementos de cor em relação ao seu contexto físico. Fabio Cardoso São Paulo, 1958 Artista com mais de 40 anos de trajetória na arte brasileira e internacional. Já participou de importantes Bienais, como as de São Paulo e Monterrey (MEX). Teve exposições em prestigiadas instituições, como MASP - Museu de Arte de São Paulo, MAM RJ - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Instituto Itaú Cultural, Fundação Bienal, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Palazzo Pretório, Veneza (Itália). Foi representado por importantes galerias brasileiras, como a Bolsa de Arte (atual), Galeria Nara Roesler, Galeria Millan, Lurixs Arte Contemporânea e Mercedes Viegas, entre outras. Suas obras se encontram em acervos de importantes coleções particulares, e de grandes museus brasileiros.

 

 
Imágenes de la Exposición
Fabio Cardoso, 91068 - Óleo sobre Papel - 2019 - 140x140 cm. — Cortesía de Bolsa de Arte

Entrada actualizada el el 05 mar de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones