Exposición en London, London, City of, Reino Unido

Onde a borda é segredo e a profundidade, silêncio

Dónde:
LAMB arts / 32 St. George Street / London, London, City of, Reino Unido
Cuándo:
22 oct de 2019 - 02 nov de 2020
Inauguración:
22 oct de 2019
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Em seu ensaio “O que é o contemporâneo”, o filósofo italiano Giorgio Agamben propõe que o contemporâneo é aquele que “mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas o escuro.” Nessa série fotográfica de Layla Motta, parece haver um jogo entre o que se revela e o que se mantém oculto, em imagens onde a luz se manifesta quase sempre de forma insidiosa. Há um mistério latente em tais imagens: a frincha de uma pedra invadida por um galho, os olhos estranhamente azuis e cabisbaixos de um cavalo, a fumaça fantasmagórica que paira sobre a mata, a cortina vermelha que parece silenciar um segredo. Algumas imagens também remetem a um senso de isolamento: a sisudez de uma ilha, um lago circunscrito por um vale. Outro traço marcante desse conjunto de imagens é a alternância entre o natural e o artefato, que convivem numa espécie ... de simulação mútua. A concha talhada em cobre surge como uma lembrança da destreza da mão humana — e as mãos retornam na fotografia das palmas abertas, banhadas por alguma substância viscosa e orgânica. A ideia da ruína é também central no trabalho de Layla. Mas a ruína aqui, não evoca apenas a destruição e o degredo. Trata-se de uma ruína viva, em que a natureza decide tomar de volta aquilo que já foi seu: o limo se alastra pelos tijolos da beira de uma piscina; o mato quase engole o corpo de uma casa abandonada, cuja janela se ilumina pelo que resta de sol. O par de fotografias de cisnes com a cabeça mergulhada na água — que ora é negra e ora de um verde denso — é o mais emblemático da série. As imagens evocam a noção do duplo de forma exemplar (trata-se de duas fotografias, e em cada uma delas há dois cisnes) e nos convidam a retomar as ideias de Agamben: “Contemporâneo é aquele que (...) é capaz de escrever mergulhando a pena nas trevas do presente.” É irresistível associar a pena do escritor às penas das aves aqui retratadas. A vocação de duplicidade dessa série se confirma no reaparecimento da ave em outra fotografia — um ganso de madeira que observa o céu refletido na superfície da piscina, o mesmo céu que um espelho replica em outra imagem. Nesse jogo de simetrias imperfeitas, as imagens tomadas por Layla atentam para o que é de ambíguo na própria fotografia: a reprodução de um instante, uma cena, um objeto que, no entanto, estão condenados ao desaparecimento. As fotografias são capazes de captar a luz de estrelas distantes que mimetizam o destino dos cristais; nos possibilitam ter, com a mediação de um artefato, os olhos atinados com o presente — ainda que ele esteja envolto pela bruma, incompreensível. E estar atento ao presente talvez seja perceber, de dentro de um poço, aquilo que reluz com urgência. Julia de Souza

 

 

Entrada actualizada el el 22 jul de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones