Descripción de la Exposición
A exposição consta de cerca de 70 retratos que a artista captou ao longo de, pelo menos, a última década, em circunstâncias e com propósitos muito variados – publicação em revistas de arte, catálogos e livros ou, pura e simplesmente, pelo prazer de retratar as pessoas com quem se identifica e por quem nutre amizade.
Apesar dos indivíduos retratados serem maioritariamente pessoas que se destacaram no panorama cultural português dos últimos anos, todas as fotografias expostas denotam a existência de uma relação de amizade e intimidade entre os intervenientes, conferindo coerência e uma beleza afectiva suplementar a esta mostra.
Para esta exposição, Carlota Mantero pediu a cada um dos retratados um comentário livre sobre o seu retrato, colocando-o na posição de observador de si mesmo, falando de si mesmo enquanto outro. Os retratos e respectivos comentários estão incluídos no livro/catalogo que acompanha a mostra, o qual também incluí um texto do historiador de arte Anísio Franco e do psicólogo Alexandre Fernandes.
No seu texto, intitulado “Paradoxos e tudo em comum”, Anísio Franco afirma que “Carlota Mantero consegue aproximar cada um dos seus ‘amigos’ colocando, cada um, e todos o mesmo tempo, sob um manto de proteção. Assim, nenhum deles deve temer as sanções da sociedade, todos podem revelar a sua maneira de ser, a sua vontade de se relacionarem, as suas formas de comunicar, as suas idiossincrasias e por isso se expõem de forma voluntária e abrem-se descontraidamente ao olhar desta maga”.
José Sousa Machado
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España