Exposición en Lisboa, Portugal

Outra manera de fazer

Dónde:
Sociedade Nacional de Belas Artes - SNBA / Rua Barata Salgueiro, 36 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
08 mar de 2024 - 06 abr de 2024
Inauguración:
07 mar de 2024 / 18:30
Horario:
A exposição com entrada livre, está aberta de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00. Encerra aos domingos e feriados.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
213138510
Correo electrónico:
gci@snba.pt
Descripción de la Exposición
Outra maneira de fazer apresenta uma componente inédita da produção de José Luís Tinoco (n. 1932), centrada no corpo observado/representado através de técnicas mistas e do desenho a caneta, lápis e pastel. A sua recente criação erradia uma vontade de criar partindo de processos prévios de análise e recolha de materiais, onde o real e o seu imaginário se vão concertando nas paredes do atelier para dar origem a obras complexas, densas, mesmo que em pequeno formato. Daqui deriva uma complexa e intricada narrativa composta de temas sobre os quais o autor reflete e trabalha, como a violência, a guerra, a banalidade da vida urbana, o homem e a cidade, o belo feminino ou o fascínio pelas idades do corpo, e ainda o naturismo, a gesta criadora do Homem em superar limites físicos e ultrapassar a sua realidade, conquistando a sua condição de herói. Na série de desenhos “Nus” que agora se ... apresenta, a representação do corpo feminino incorpora, enquanto desenvolvimento formal, uma certa noção de beleza, de perfeição, mas carrega também o potencial de transfiguração, de superação de uma fragilidade aparentemente simbólica do papel de mulher e de mãe, ou de imagem de desejo, de proteção e de culto. No percurso do desenho, os esboços de Tinoco retratam corpos em cenários urbanos, desastres, ou contextos desportivos, exercícios militares, e ainda em feiras, procissões, onde as personagens surgem envolvidas em tarefas que exigem força e coragem. São figuras preenchidas e delineadas, de rostos esculpidos que expressam os dias amargos e repetitivos na cidade. A materialização artística da pesquisa formal e conceptual revela, assim, o olhar perscrutador de um observador crítico e atento, sondando as ambiguidades, questionando por que e como o mesmo corpo pode encarnar criação e destruição. Em última análise, no seu processo criativo orbita esta questão da quinta-essência humana, vacilando entre criação e aniquilação. Deste não conformismo emergem pinturas, técnicas mistas e desenhos, derivando em composições originais partindo de matérias recicladas, retiradas da observação cuidada da vida diária, extraídas de jornais e revistas, que o autor recolhe, arquiva, associa, integra e recombina, de uma maneira peculiar, mas segura e sábia, assim como articula palavras com significados inesperados e reveladores, refletindo um espírito inquieto em busca da perfeição, procurando sempre outra maneira de fazer. Ana David Mendes

 

 
Imágenes de la Exposición
Outra maneira de fazer

Entrada actualizada el el 22 mar de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones