Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Panoramas do Sul | Projetos Comissionados

Dónde:
Associação Cultural Videobrasil [ESPACIO CERRADO] / Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, Vila Leopoldina / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
09 oct de 2015 - 06 dic de 2015
Inauguración:
08 oct de 2015 / 19:00
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
Consolidando seu perfil de experimentação e inovação, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil abriu, pela primeira vez, uma convocatória pública para inscrição de projetos a serem comissionados para apresentação em sua 19ª edição. Foram selecionados os seguintes artistas entre as 446 inscrições de projetos feitas por artistas de 71 países: Carlos Monroy (Colômbia), Cristiano Lenhardt (Brasil), Keli-Safia Maksud (Quênia) e Ting-Ting Cheng (Taiwan). O desenvolvimento dos projetos dos artistas selecionados foi acompanhado pela comissão responsável pela seleção, formada pelos curadores Bernardo José de Souza (Rio Grande do Sul, Brasil/vive e trabalha no Rio de Janeiro), Bitu Cassundé (Ceará, Brasil/vive e trabalha em Fortaleza), João Laia (Lisboa, Portugal/vive e trabalha em Londres) e Júlia Rebouças (Sergipe, Brasil/vive e trabalha em Belo Horizonte), que trabalham sob a curadoria geral de Solange Farkas. Esta iniciativa efetiva o envolvimento dos curadores para além da seleção, promovendo um diálogo direto e contínuo com os artistas no ... decorrer de seus processos criativos, em uma relação de tempo estendida. Sobre os projetos selecionados Carlos Monroy participa com Llorando se foi. O museu da lambada. In memoriam de Francisco "Chico" Oliveira, que relaciona dois fenômenos dos anos 1980 no Brasil: a consagração da lambada e sua incidência na construção da identidade nacional, e o início e exponencial crescimento da imigração boliviana em São Paulo. Superquadra-Sací, filme de Cristiano Lenhardt, cria um encontro entre as origens indígenas nacionais e a "cidade-paisagem", o cenário urbano, com remissões ao modernismo brasileiro. Mitumba, de Keli-Safia Maksud, pesquisa a relação entre a história do sabão na Inglaterra e a dos tecidos africanos nos Países Baixos na era vitoriana. A artista discute a imagem de higiene racial e a identidade africana a partir dos tecidos percebidos mundialmente como autêntica expressão da África. O projeto The Atlas of Places do not exist, de Ting-Ting Cheng, trata-se de uma biblioteca contendo centenas de livros sobre lugares que não existem, questionando as fronteiras e as definições de realidade.

 

 

Entrada actualizada el el 01 oct de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Promociones arteinformado
Exposición Online
20 abr de 2022 - 11 jul de 2022

Online

Exposición
24 may de 2022 - 21 ago de 2022

Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Formación
23 may de 2022 - 25 may de 2022

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones