Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Papéis 60/70

Dónde:
Mônica Filgueiras Galeria de Arte / Rua Bela Cintra, 1.533, Jardins / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
08 mar de 2012 - 09 abr de 2012
Inauguración:
08 mar de 2012
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
El artista es uno de los representantes del pop art brasileño. Las obras representadas en la muestra (grabados, pinturas y diseños) son poco comunes y pertenecen a la colección particular del artista.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre individual de um dos principais representantes da pop art no Brasil: Claudio Tozzi. A exposição Papéis 60/70 traz 30 trabalhos raros, que pertencem à coleção particular do próprio artista.

 

Com curadoria de Eduardo Machado, a mostra apresenta pinturas e gravuras produzidas sobre papel, além de desenhos que serviram de estudo para telas. Papéis 60/70 traz representações da cultura pop dos anos 60 e 70, além de menções a acontecimentos históricos e críticas à repressão militar, que na época estava em seu auge.

 

Assim como através da música eram feitas denúncias ao cerceamento da ... liberdade, a exemplo de nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Caetano Veloso (para citar apenas alguns nomes), fazia-se também nas artes plásticas, como pode ser observado em algumas das obras da exposição.

 

Entre esses trabalhos do artista, que retirava de revistas, jornais e gibis figuras de forte apelo imagético para utilizá-las como base, encontram-se temas marcantes em sua carreira, como as multidões - símbolo de protestos - e o parafuso, objeto recorrente ao longo de sua trajetória e que metaforiza a repressão.

 

Embora tenha apresentado uma arte de engajamento político, Claudio Tozzi não se prendeu ao tema da Ditadura Militar no Brasil nessa época. O tema predominante são as referências à cultura pop. Essas obras servem como uma espécie de registro histórico-pictórico do momento em que foram produzidas. O maior exemplo disso é provavelmente o trabalho em cores primárias dos astronautas, que representa a chegada do homem à Lua, em 1969.

 

Os anos 60 e 70 são se vital importância na história de Claudio Tozzi, que iniciou sua carreira com participação no XI Salão de Arte Moderna de 1963, vencendo o concurso de cartazes dessa exposição. Seis anos mais tarde participou da X Bienal de São Paulo. Nos anos 70, entre outros acontecimentos notáveis, recebe o prêmio aquisição na exposição Jovem Arte Contemporânea do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e desenvolve um painel na Praça da República e um para a estação Sé do metrô.

 

Além de ter participado de exposições pelo Brasil, nessas duas décadas Claudio Tozzi ainda representou o país em mostras realizadas em países como Argentina, França, Inglaterra, Itália, Colômbia e Espanha.

 

Com Papéis 60/70, a Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria convida o público a conhecer mais de perto esses anos da carreira de Claudio Tozzi e também do nosso mundo e do que ocorria cultural, social e politicamente nesse período.

 

O artista

 

Claudio Tozzi nasceu em 1944 em São Paulo. Iniciou sua carreira artística em 1963, com participação no XI Salão de Arte Moderna. Um dos nomes mais representativos da pop art produzida no Brasil, já participou de diversas mostras, entre individuais e coletivas, pelo país e também já expões seu trabalho no exterior, em países como Espanha, Argentina, Estados Unidos, Cuba, França, Itália, Colômbia, Inglaterra, Dinamarca e Japão, entre outros. Assina ainda uma séries de obras públicas, como painéis nas estações Sé e Barra Funda do metrô, um outdoor na avenida Sumaré e trabalhos em fachadas de edifícios de São Paulo. Além do trabalho como artista plástico, Tozzi ainda leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Claudio Tozzi, Papéis 6070

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones