Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Paraíso na Miragem

Dónde:
Kubikgallery / Rua da Restauração, 6 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
02 abr de 2022 - 18 jun de 2022
Inauguración:
02 abr de 2022 / 16:00
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
Paraíso da Miragem" é a primeira exposição do duo Silêncio Coletivo – formado por Jaime Lauriano e Igor Vidor. Nela, serão apresentados trabalhos desenvolvidos em conjunto pelos artistas nos últimos dois anos.
A frase que dá título a exposição foi retirada do álbum Paraíso da Miragem, do cantor brasileiro Russo Passapusso. Em uma das músicas presente no disco, ele nos apresenta uma cidade-paraíso na qual o descanso nunca vem, nos permitindo remontar tempos de escravidão, onde o trabalho nunca cessa senão com a falência do corpo. Alicerces de uma estrutura que construiu, e constrói, alguns mitos e ilusões dos diferentes projetos de dominação presentes na produção da História, em especial a do Brasil e de Portugal. Através de sobreposições e justaposições, a exposição Paraíso da Miragem lança novos significados a objetos adquiridos em feiras populares, mercados de pulgas, lojas de souvenir, além de materiais oriundos de arquivos. Este conjunto de trabalhos ... apresentados pela dupla expõem uma noção de mito como ferramenta sócio-política, que utiliza um leque substancial de informação e narrativas para ficcionalizar a História. O duo SILÊNCIO COLETIVO foi criado no ano de 2020, após os artistas Jaime Lauriano e Igor Vidor passarem a dividir um estúdio na cidade do Porto, Portugal.
 Em seus trabalhos, Jaime Lauriano nos convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção historiográfica brasileira, buscando trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História. Já Igor Vidor nos permite refletir em seus trabalhos, como a aproximação de certos objetos e materiais evidenciam um cenário intermitente e de aparentemente insolúvel violência que encontra ecos, e recorrências, na história do Brasil. Os dois se juntam agora para elaboração e mistura de ambas as produções.

 

 

Entrada actualizada el el 26 mar de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones