Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Passivity Line

Dónde:
Kunsthalle São Paulo / [ESPACIO CERRADO] Rua dos Pinheiros, 411 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
03 jul de 2015 - 01 ago de 2015
Inauguración:
03 jul de 2015
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
KUNSTHALLE São Paulo convida o arquiteto Bruno de Almeida para apresentar na Vitrine a instalação site-specific «Passivity Line», o primeiro trabalho da série «Estruturas Supra-individuais», com a qual ele descortina mecanismos de controle e subjugação que pairam subliminarmente sobre o indivíduo. «Estruturas Supra-individuais» aborda, por um lado, as estruturas regradas e repetitivas que nos são impostas pela sociedade, e por outro, os dispositivos arquitetônicos que são projetados para induzirem a determinados comportamentos. Ambos tipos de mecanismos, explorados por esta série de trabalhos, exercem um impacto físico e cognitivo sobre o indivíduo, tornando gradualmente sua postura linear, previsível e complacente. «Passivity Line» é uma instalação que reflete sobre a vigilância exercida pelo imenso número de câmeras que nos filmam diariamente. Uma televisão colocada no centro da vitrine principal mostra a cada dia um novo vídeo que foi gerado pela câmera de segurança do local de trabalho de Bruno de Almeida, mostrando sua rotina ... de trabalho durante todo o período da exposição. Isto faz com que a instalação adquira um desenvolvimento temporal que só é perceptível para quem passa diariamente pela vitrine. As imagens possuem um mesmo enquadramento estático, o que provoca uma falsa sensação de repetição. A descoberta das diferenças sutis entre os vídeos acentua o próprio caráter repetitivo da rotina de quem repetidamente passa por este local. Por outro lado, essa repetição do percurso do transeunte é enfatizada através da gravação de seus movimentos, que são reproduzidos com um pequeno atraso em um segundo monitor - colocado no outro extremo da fachada da KUNSTHALLE São Paulo - permitindo que a pessoa veja a si própria em um instante anterior. O que une as duas vitrines é uma faixa preta pintada na fachada, que remete ao dispositivo arquitetônico criado na Grã-Bretanha para ser utilizado em salas de interrogatório. Nestas salas, uma linha denominada «Passivity Line», que dá o título à exposição, divide as paredes em duas cores - sendo a inferior mais escura - o que, subliminarmente, induz os interrogados a permanecerem abaixo dela, mantendo-os passivos e sentados.

 

 

Entrada actualizada el el 06 jul de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones