Exposición en Lisboa, Portugal

Paulo Lisboa – Ciclóptico

Dónde:
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) / Av. de Brasília, Central Tejo / Lisboa, Portugal
Cuándo:
06 oct de 2023 - 11 mar de 2024
Inauguración:
06 oct de 2023
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Ciclóptico, uma exposição individual do artista português Paulo Lisboa, inclui uma instalação e vários desenhos maioritariamente concebidos no último ano. Na prática artística de Paulo Lisboa, é notória a estreita cumplicidade entre o desenho, os materiais e os dispositivos óticos a partir da qual o artista desenvolve uma persistente experimentação sobre as suas potencialidades estéticas e percetivas. É um imaginário que convoca uma longa genealogia de modos de representação visual, desde os mitos sobre a origem da imagem (e da arte), passando pelo uso da camera obscura e, mais recentemente, pelos aparatos do tempo da técnica e da eletricidade que vieram exponenciar o horizonte de possibilidades na captação e projeção da imagem – como aconteceu com a fotografia, o filme e o vídeo. Por outro lado, podemos também enfatizar que é um trabalho que se centra nas qualidades físicas e estéticas da luz, como meio e como matéria. A forma circular destaca-se ... no conjunto das obras, bem como o uso do carvão, cuja aplicação em suportes de alumínio e vidro implica processos morosos e calculados de sedimentação por camadas. Na interação entre o carvão e os seus suportes, importa relevar os possíveis efeitos de opacidade, transparência e reflexo, ou seja, diferentes formas de reação lumínica. Com uma notável economia de meios, estas obras de Paulo Lisboa exprimem a sua vontade de traduzir a luz em desenho, na sua forma mais pura. Paulo Lisboa nasceu em Lisboa, em 1977. Estudou Pintura na Escola Superior de Tecnologias – Instituto Politécnico de Tomar e frequentou o mestrado em Desenho na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa da Universidade de Lisboa. Das suas exposições individuais destacam-se The Last Photon on the Retina (Sabrina Amrani Gallery, Madrid, 2023), Um esqueleto entra no bar… (Fundação Leal Rios, Lisboa, 2020), Asterismo, Sequência para Piano, Guitarra e Projector (com Marco Franco e Francisco Cordovil, Fundação de Serralves, Porto, 2019). Entre as várias exposições coletivas em que participou, são de salientar a BF22 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (Vila Franca de Xira, 2022), Muitas vezes marquei encontro comigo próprio no ponto zero (Atelier – Museu Júlio Pomar, Lisboa, 2019), Anuário – Uma visão retrospectiva de arte no Porto (Galeria Municipal do Porto, Porto, 2019) e Portugal, Portugueses (Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, São Paulo, 2016). O seu trabalho está representado em inúmeras coleções, públicas e privadas, como a Coleção Câmara Municipal de Lisboa, e a Fundación Otazu. Paulo Lisboa é representado pela galeria UMA LULIK_ desde 2019.

 

 

Entrada actualizada el el 19 ene de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones