Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Pintura e Vínculo

Dónde:
Galeria Nara Roesler - Ipanema / Rua Redentor, 241. Ipanema / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
03 nov de 2021 - 22 dic de 2021
Inauguración:
03 nov de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Nara Roesler Rio de Janeiro tem o prazer de anunciar a abertura de "Sérgio Sister: Pintura e Vínculo", individual do artista paulista, um dos grandes nomes da pintura brasileira contemporânea. A mostra, que abre no dia 3 de novembro e segue em cartaz até 23 de dezembro de 2022, é uma oportunidade única de entrar em contato com desdobramentos da produção recente de Sister que, ao longo de cinco décadas, tem se estabelecido como um dos grandes expoentes da pintura monocromática no Brasil, participando de duas edições da Bienal de São Paulo (1967 e 2002), e integrando coleções de grandes instituições como o Centre Georges Pompidou, em Paris, a Pinacoteca de São Paulo e a coleção François Pinault em Veneza. A exposição apresenta uma seleção de trabalhos inéditos produzidos durante o período de isolamento, dando continuidade à investigação do artista sobre os comportamentos cromáticos e a materialidade da superfície. Os prolíficos ... efeitos da pintura de Sérgio Sister são resultado das vibrações das cores ativadas pela luz, que, por sua vez, torna perceptível a variação cromática através das pinceladas, cujas irregularidades ampliam as possibilidades da ação da luz, fazendo emergir as ricas sutilezas das superfícies de cor. A potência renovadora de sua prática para o campo pictórico busca a integração dos elementos fundamentais da pintura – cor, luz e gesto –, criando composições cromáticas de efeitos únicos e sutis a partir da sobreposição de zonas de cor na mesma superfície. Essas características, fazem das telas de Sister expressões de uma “pintura densa, rica em texturas e matizes de superfície, fundamentalmente monocromática”, nas palavras do curador e historiador da arte Luis Pérez-Oramas. O monocromo, então, é o gênero contemporâneo ao qual o artista tem se dedicado desde a década de 1980, tornando-se “um dos mais sutis e complexos exemplos de pintura monocromática na América.” A apresentação inclui também uma série de objetos que se situam entre a pintura e a escultura, colocando de modo determinante as cores em relação umas às outras, em corpos tridimensionais, estruturados por intervalos. Os objetos tridimensionais de Sister tais como as Ripas, Caixas e Pinturas com ligação, séries que o artista vem produzindo desde a virada do século, nos fazem refletir sobre a riqueza de efeitos gerados pela união de mais de um componente. Em Pintura e Vínculo, o público terá a chance de se aproximar da produção atual de um dos grandes mestres da arte brasileira recente, compreendendo os últimos desdobramentos de sua investigação acerca da materialidade da pintura a partir de sutis composições em que a riqueza do processo imbui a superfície de uma profundidade e dimensionalidade que repousa sobre o próprio material e seu engajamento com a luz.

 

 

Entrada actualizada el el 21 dic de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones