Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Pinturas 1992 | 2018

Dónde:
Paço Imperial / Praça XV Novembro, 48 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
15 dic de 2018 - 24 mar de 2019
Inauguración:
15 dic de 2018
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Paulo Laport inicia seu trabalho na década de 60, um dos períodos de maior intensidade e experimentação artística no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Portanto, faz parte de uma geração de importantes artistas, embora de pouco pintores. Talvez isso explique como um pintor da sua sensibilidade pictórica tenha ficado um tanto à sombra, admirado e reconhecido por poucos. Sua produção, desde o início, elaborada e meticulosa, vem desde então experimentando as possibilidades da linguagem abstrata. Sua abstração ora se aproxima da estética minimalista, ora de um gestualismo expressionista e também de certo sentimento construtivo, sem que se possa colocá-lo em qualquer dessas tendências. Pode-se dizer que o espaço de sua pintura (e do seu desenho) é a contemporaneidade, embora marcado por uma forte reflexidade moderna. Quer dizer; Laport pratica uma pintura aberta e dirigida à experimentação, mas sempre enfrentando, atualizando e mesmo divergindo dos elementos modernos da abstração. ... Daí ser um pintor de uma originalidade pouco comum no ambiente artístico brasileiro. Originalidade que chamou a atenção de galeristas de Nova Iorque, onde expôs mais de uma vez. Mesmo tendo uma trajetória artística discreta e pontual – sempre foi um artista independente, sem nunca fazer parte de qualquer grupo ou tendência -, Laport chegou a participar de importantes exposições internacionais, como na Seléction FAE, no Musée D’arte Contemporain da Suíça, ao lado de Jasper Johns, Donald Judd, Anish Kapoor, Jannis Kounellis, Robert Ryman e outros nomes significativos da arte contemporânea. Foi também vencedor de diversos salões de gravura e pintura na década de 70 e 80, o que mostra a facilidade técnica com que domina várias mídias, o que se mostra de maneira mais clara e veemente nas suas pinturas. Pouco conhecido do grande publico, embora tenha uma produção regular e de inequívoca qualidade artística, terá aqui suas obras reunidas pela primeira vez de maneira ampla e articulada, o que será para muitos uma revelação de excepcional intensidade artística.

 

 

Entrada actualizada el el 30 ene de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones