Exposición en Lisboa, Portugal

Pinturas decentes

Dónde:
Módulo - Centro Difusor de Arte / Calçada Dos Mestres 34 A/b / Lisboa, Portugal
Cuándo:
16 abr de 2016 - 21 may de 2016
Inauguración:
16 abr de 2016 / 18h
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Correo electrónico:
modulo@netcabo.pt
Descripción de la Exposición
Apesar de algumas participações em colectivas, data de 2011 a última exposição individual de Vasco Monteiro nesta galeria. Este grupo de pinturas a óleo sobre tela, designadas ironicamente por pinturas decentes, de que abaixo se dá a razão, confirma uma trajectória muito pessoal onde as diversas composições oscilam entre uma figuração e uma abstracção, mas em todas elas, tal como já acontecia anteriormente, denota-se uma ironia subjacente às várias situações representadas. Se nos trabalhos anteriores prevaleciam referências a experiências vividas pelo pintor ou provenientes de factos veiculados pelos média, agora deparamo-nos com pinturas de raíz mais abstracta. Mas deixemos falar Vasco Monteiro sobre as obras agora expostas: Roland Barthes disse que fazer arte significa considerar o desejo do impossível ser razoável. A primeira vez que falei destas minhas “ pinturas recentes”, um amigo meu entendeu “pinturas decentes”, que logo adoptei como título por me parecer funcionar pela sua ironia, que ... juntamente com o humor a estranheza e o insólito, são o fio condutor do meu trabalho. A imagem e o processo de descobrir como lá chegar através da pintura a óleo é o que me interessa . Na sua maioria estes trabalhos surgem de formas básicas e elementares, como o circulo e o quadrado, geradores de energia e tensão. O primeiro como espaço aberto, orgânico e dinâmico, o segundo como espaço fechado e tenso, que intuitivamente se transformam (através de um processo de desconstrucção construtiva) numa impossibilidade razoável. nota: um dos sentidos do adjectivo “decente” é satisfatório que tem por sinónimo “razoável” Vasco Monteiro cursou o Ar.Co tendo-se destacado numa exposição no Museu da Cidade de Lisboa, em 2006. Recentemente figurou na exposição de obras da colecção Mg, Alvito, intitulada Consequência do Olhar. Obras suas figuram em várias colecções particulares. Para mais informação poderá consultar o artigo publicado na revista L+Arte nº28 de 2006, O enterro prematuro, da autoria de Pedro Faro.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Apesar de algumas participações em colectivas, data de 2011 a última exposição individual de Vasco Monteiro nesta galeria. Este grupo de pinturas a óleo sobre tela, designadas ironicamente por pinturas decentes, de que abaixo se dá a razão, confirma uma trajectória muito pessoal onde as diversas composições oscilam entre uma figuração e uma abstracção, mas em todas elas, tal como já acontecia anteriormente, denota-se uma ironia subjacente às várias situações representadas. Se nos trabalhos anteriores prevaleciam referências a experiências vividas pelo pintor ou provenientes de factos veiculados pelos média, agora deparamo-nos com pinturas de raíz mais abstracta.

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones