Exposición en Bragança, Braganca, Portugal

Pinturas e desenhos (1993-2018)

Dónde:
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais / Abílio Beça, 105. 5300 - 011 / Bragança, Braganca, Portugal
Cuándo:
19 oct de 2019 - 31 ene de 2021
Inauguración:
19 oct de 2019
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Representada em inúmeras coleções públicas e privadas, nacionais e internacionais, a obra de Graça Morais constitui, hoje, não só o núcleo mais significativo da coleção do CACGM, mas também, pelo número de trabalhos, séries, temas e até períodos nela reunidos, uma das coleções mais representativas da sua prática artística. Realizada integralmente a partir de obras doadas pela artista, a génese da coleção foi mesmo anterior à abertura deste espaço ao público, com a oferta de 52 obras, a quando da celebração, em 2007, de um protocolo de colaboração e contrato de comodato com a Câmara Municipal de Bragança. Desde então, a coleção tem crescido com sucessivas doações, sendo atualmente constituída por mais de uma centena de pinturas e desenhos que agora se apresentam, pela primeira vez, na sua totalidade. Longe de ser representativa da sua vastíssima obra, a coleção segue naturalmente o percurso artístico de Graça Morais em diversas fases e linguagens que ... atravessa, não apenas no desenho e na pintura, mas também em áreas como a cenografia, de que são exemplo os trabalhos realizados para peças teatrais, como Ricardo II, de William Shakespeare, para o Teatro Nacional D. Maria II. Num amplo arco temporal que se estende de 1993 a 2018, a coleção congrega hoje um número expressivo de trabalhos e séries de referência, particularmente um núcleo forte de obras realizadas na década de 1990 (como Maria e Delmina, séries como As Escolhidas ou A Caça) ou ainda do seu trabalho mais recente, Metamorfoses da Humanidade. Mesmo não pertencendo à coleção, apresentam-se também algumas das mais emblemáticas produções da década de 1980 que, pela sua importância na obra e na carreira da artista, vêm aqui sendo insistentemente mostradas. Cada uma das obras ou séries, de uma coleção que estará ainda longe de ser um processo encerrado, é acompanhada por um número significativo de excertos de textos de alguns dos muitos autores que já escreveram sobre a sua obra.

 

 

Entrada actualizada el el 11 ene de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones