O artista selecionado irá receber uma bolsa-residência que inclui 1 (uma) passagem de ida e volta, despesas básicas de alimentação e transporte, acesso completo a um espaço individual de trabalho de 16 m 2 no Pivô e participação em todas as atividades do programa Pivô Pesquisa
O Pivô tem o prazer de anunciar que Alice Yura e Mariana Portela Echeverri são as artistas selecionadas para as bolsas-residências do terceiro ciclo do programa Pivô Pesquisa 2019.
O júri de seleção composto pela artista Débora Bolsoni, pelo curador Ivo Mesquita, por Fernanda Brenner e Camila Bechelany da equipe curatorial do Pivô Pesquisa analisou 125 candidaturas no total para conceder uma bolsa destinada a um(a) artista latino-americano(a) não-brasileiro(a) e uma bolsa destinada a um(a) artista brasileiro(a) não domiciliado(a) nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Nicanor Aráoz é o artista contemplado na modalidade bolsa-convite pelo Pivô.
Alice Yura é brasileira e vive em Campo Grande. Ela vem se dedicando à performance e seus desdobramentos em fotografia e instalações para refletir sobre questões de gênero e de identidade. Sua produção se articula com uma leitura original da filosofia de Hannah Arendt.
Mariana Portela Echeverri é colombiana e vive atualmente...em Medellín. Sua pesquisa artística se dedica a compreender diferentes formas de violência (cultural, política e física) e suas articulações com o desejo, o universo infantil e a dimensão sensitiva e onírica do mundo.
Nicanor Aráoz é argentino e vive em Buenos Aires. Ele se dedica a escultura, a instalação, a pintura e ao desenho. Seu trabalho se distingue por uma estética dramática que combina referências tão antagônicas quanto os quadrinhos, o surrealismo, a estética gótica.
Entrada actualizada el el 19 ago de 2019
¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?