Exposición en Gávea, Rio de Janeiro, Brasil

Ponto cego

Dónde:
Movimento Arte Contemporânea / Rua dos Oitis, 15 / Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
10 ago de 2018 - 01 sep de 2018
Inauguración:
09 ago de 2018 / 19:00
Horario:
terça a sexta - 10h30 às 19h | sábados - 12h às 18h
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
No universo das redes sociais e dos telefones celulares, pensar em solidão parece algo impossível, diante de tantas possibilidades de se relacionar com pessoas conhecidas ou estranhas, remotas ou contíguas. Há quase uma exigência, uma pressão social para que tenhamos sempre de nos manifestar a respeito de tudo o que nos tange: o trabalho, os amigos, o prato de comida, o cão afetuoso, a chuva que cai impiedosamente do lado de fora da janela. Tudo é partilhado numa dissolução dos limites entre público e privado que ameaça os territórios mais íntimos de nossas memórias e sentimentos. Paulo Vieira diz que não. E resiste ao fluxo incessante de informações e à ansiedade do eterno presente com uma pintura e um desenho soberbos e sem concessões. Contra o mundo conectado, consumível e contente, a única saída possível é aquilo que Garcia Márquez chamou de “um pacto honrado com a solidão”. O artista e pensador ... sabe que todo o som e a fúria de imagens de nosso tempo significam nada e que as coisas mais importantes da vida continuam no limiar do silêncio e da incomunicabilidade que o pensador Havelock Ellis definiu como “um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos”. Isolamento e solidão são coisas diferentes e, a despeito de todas as dificuldades, a solidão não deve ser meramente entendida como patologia, mas uma busca de formas de comunicação mais profundas e verdadeiras, sem a mediação das máquinas e dos discursos vitoriosos que observam a ordem das coisas. Na Renascença, chamavam a isso de sacra conversazione, uma percepção subjetiva que só pode ser entendida no plano simbólico, na escolha precisa das cores e seus significados, nos sinais existentes de uma vida que afirma sua irredutível independência, mesmo que apenas na realidade psíquica e nas dobras dos sonhos e dos pensamentos. Contra a banalização da vida, a arte onírica de Paulo Vieira nos obriga a confrontar o trágico, a obscuridade e o desconhecido, onde voragem e vertigem são apenas outros nomes do mesmo abismo que olha para você. Mauro Trindade curador agosto 2018

 

 
Imágenes de la Exposición
Paulo Vieira, Diálogo. grafite, guache e lápis s/ papel. 150 x 113 cm. — Cortesía de la Galeria Movimento

Entrada actualizada el el 10 ago de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones