Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Portinari para todos

Dónde:
MIS - Museu da Imagem e do Som / Avenida Europa, 158, Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
05 mar de 2022 - 10 jul de 2022
Inauguración:
05 mar de 2022
Horario:
De martes a viernes y domingos de 10 a 17 h., sábados y festivos de 10 a 18 h.
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A exposição Portinari para todos revisita a obra de um dos grandes ícones da arte do século 20 de uma forma inédita, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista. A mostra é dividida em três áreas expositivas. A primeira traz sete instalações interativas para que o público conheça mais da vida e do legado do artista. Na sequência, o visitante ingressa na sala Portinari imenso, que possibilita a imersão nas obras, em escala monumental, de forma contemplativa e envolvente. O terceiro espaço contextualiza o acervo de Portinari e sua ligação com a cultura e história do país, reiterando a importância da preservação da memória do artista. “Portinari para Todos oferecerá uma experiência única, que permitirá às novas gerações se envolverem com a potência, diversidade e singularidade da obra do artista”, afirma Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM - Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, MIS Experience e Paço das ... Artes. João Candido Portinari, fundador e coordenador do Projeto Portinari, que tem a missão de preservar e democratizar o legado do artista, também ressalta essa oportunidade única. “Nem sei como expressar o entusiasmo com que estamos trabalhando a pleno vapor para levar às mais amplas faixas de público um Portinari nunca visto antes. Um Portinari imersivo, interativo, digital, no formato inovador do MIS Experience, uma experiência inédita em escala monumental.” A curadoria de Portinari para todos é assinada por Marcello Dantas, premiado curador interdisciplinar com ampla atividade no Brasil e no exterior. Esteve por trás da concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo, o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí, e o Museu do Caribe, na Colômbia.  A exposição, apresentada pelo Bradesco, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e MIS Experience por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac. A concepção é da Magnetoscópio e do Projeto Portinari, e conta com as parcerias de TV Cultura e Museu Casa de Portinari. O patrocínio máster é da Sabesp. Portinari para todos conta também com patrocínios da Cerâmica Portinari, EMAE, Vivo e Vertical Garden. A iniciativa tem apoio institucional de Kapitalo, TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC, Bain, Madri Soluções e Telium; apoio operacional de GP&A, Royal Boutique Jardins e Eko Comunicação; e apoio de mídia de Nova Brasil e Alpha.

 

 
Imágenes de la Exposición
Portinari Imenso - cred Bia Stein

Entrada actualizada el el 11 mar de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones