Beca en Mora, Braganca, Portugal

Prémio Fotojornalismo 2013 Estação Imagem | Mora

Premios / Dotación:

Premio

Estação Imagem | Mora: 3.500 Euros
Notícias: 1.000 Euros
Vida quotidiana: 1.000 Euros
Arte e espectáculos: 1.000 Euros
Assuntos contemporâneos: 1.000 Euros
Ambiente: 1.000 Euros
Série retratos: 1.000 Euros
Desporto: 1.000 Euros

Cuándo:
15 feb de 2013 - 30 mar de 2013
Dónde:
Mora, Braganca, Portugal
Inscripción:
Cerrada desde 30-03-2013
Organizada por:
Descripción del Premio

Inscrições em www.estacao-imagem.com de 15 de Fevereiro a 30 de Março

 

A ESTAÇÃO IMAGEM e a Câmara Municipal de Mora instituíram desde 2010 um prémio internacional de REPORTAGEM fotojornalística. A Câmara Municipal de Mora garante o patrocínio base necessário à realização anual deste prémio. O Júri internacional que vai avaliar o material a concurso, analisará também a memória descritiva e os portefólios candidatos à Bolsa, para que um fotojornalista possa desenvolver um projecto fotográfico sobre o Alentejo.

Este ano criámos uma nova categoria 'Assuntos contemporâneos'.

Categorias a concurso: Notícias, Vida Quotidiana, Arte e Espectáculos, Assuntos Contemporâneos, Ambiente, Série de Retrato e Desporto.

 

1 - PARTICIPANTES

2 - INSCRIÇÃO

3 - CATEGORIAS A CONCURSO

4 - MATERIAL PARA CONCURSO

...

5 - JÚRI

6 - PRÉMIOS

7 - BOLSA

 

 

1 - PARTICIPANTES

São admitidos a concurso os fotojornalistas de nacionalidade portuguesa (incluindo os que residem no estrangeiro), estrangeiros residentes em Portugal, dos PALOP, da Galiza, e os fotojornalistas estrangeiros residentes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e na Galiza. Se o concorrente não possuir carteira, deve indicar na sua inscrição onde tem publicado as suas fotografias, dados do cartão de imprensa, de outro documento que estabeleça o seu estatuto profissional, a instituição ou o meio de divulgação para o qual desenvolveu um projecto jornalístico.

Ao formalizar a inscrição, o concorrente assume:

Ser o único detentor dos direitos de autor das fotografias submetidas a concurso ou ter obtido autorização do legítimo detentor dos referidos direitos autorais.

Responsabilizar-se por quaisquer consequências, designadamente em relação às pessoas fotografadas, decorrentes da publicação e exibição das fotografias.

Garantir que as imagens presentes a concurso foram obtidas por meios fotográficos sem recurso a manipulação, adição ou subtracção de elementos nas imagens, para além do normal tratamento, enquadramento, reequilíbrio de cor, densidade e contraste. O autor tem de disponibilizar os originais se assim lhe for solicitado pelo júri. A verificação posterior à entrada em concurso do não cumprimento do atrás exposto, será objecto de desclassificação e divulgação pública.

Autorizar a publicação parcial ou integral de quaisquer imagens no contexto da realização, divulgação, exposição e promoção do prémio ESTAÇÃO IMAGEM | MORA, não recebendo por isso qualquer remuneração.

 

 

2 - INSCRIÇÃO

A inscrição é gratuita e só pode ser feita pelo próprio, através do site da Estação Imagem (www.estacao-imagem.com), onde pode encontrar o formulário e a indicação dos passos a seguir.

Todas as fotografias na categoria de NOTÍCIAS devem ter sido tiradas durante o ano de 2012, com o objectivo de serem utilizadas na imprensa. Poderão, no entanto, não ter sido publicadas.

Nas categorias: VIDA QUOTIDIANA, ARTE E ESPECTÁCULOS, ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS, AMBIENTE, SÉRIE DE RETRATOS e DESPORTO, a reportagem pode ter sido começada em anos anteriores desde que tenha sido completada ou publicada pela primeira vez em 2012.

As reportagens fotográficas submetidas a concurso devem ter no mínimo 7 e no máximo 12 fotografias.

É obrigatório que cada reportagem seja acompanhada por um título e um texto de enquadramento entre 500 a 800 caracteres (em português/galego e inglês).

As fotografias a concurso podem ser legendadas, caso assim o entendam.

Fotografias que já tenham sido submetidas ao Prémio em anos anteriores, não podem ser apresentadas de novo a concurso.

Em caso de utilização de dípticos, só são aceites até um máximo de 6.

A organização do ESTAÇÃO IMAGEM | MORA, reserva-se o direito de não aceitar a concurso inscrições que não sejam conformes ao regulamento.

 

 

3 - CATEGORIAS A CONCURSO

REPORTAGEM NOTÍCIAS (N) Série de fotografias sobre acontecimentos planeados ou imprevistos que foram notícia durante o ano.

REPORTAGEM VIDA QUOTIDIANA (VQ) Série de fotografias sobre um tema do dia-a-dia da vida das pessoas.

REPORTAGEM ARTE E ESPECTÁCULOS (AE) Actividades culturais e espectáculos.

REPORTAGEM ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS (AC) Série de fotografias de temas actuais que afectam a vida da nossa sociedade.

REPORTAGEM AMBIENTE (AM) Paisagem, vida selvagem, ambiente e condições atmosféricas.

SÉRIE DE RETRATO (R) A partir de um tema com um fio narrativo que unifique a série e com uma conexão óbvia entre os retratados.

REPORTAGEM DESPORTO (D) Os protagonistas, a acção e a emoção.

 

 

4 - MATERIAL PARA CONCURSO

Só são aceites trabalhos em suporte digital, a cor ou p/b. Não são aceites diapositivos ou fotos em papel.

Os ficheiros têm que ser enviados em RGB, com 3500 pixels no lado maior, resolução de 300 dpi, em formato JPEG.

 

 

5 - JÚRI

Elisabeth Biondi, presidente do júri, entra em 1996 para a revista The New Yorker como Visual Editor. Nesta nova função, reforça o papel da fotografia como parte integrante e muito respeitada na revista. Em 2011, após 15 anos, deixa a The New Yorker e torna-se curadora independente. Antes da The New Yorker, Biondi foi directora de fotografia da revista alemã Stern. Foi ainda directora de fotografia durante seis anos da revista Vanity Fair com Tina Brown e durante oito anos foi editora de fotografia da revista GEO, onde recebeu o National Magazine Award for Visual Excellence.

É presidente do júri de retratos do World Press Photo 2013.

 

Jim Casper, fundador e director da Lens Culture, uma instituição internacional que se dedica à fotografia com sede em Paris desde 2005. Dirige também a revista on-line Lens Culture (www.lensculture.com) que explora a fotografia contemporânea e multimedia. O site da Lens atrai mais de 3 milhões de visitantes por ano. A sua instituição organiza ainda anualmente um portfolio reviewinternacional, que tem lugar em Paris, bem como o Lens Culture International Exposure Awards, atribuindo prémios a trabalhos fotográficos e a projectos multimedia.

 

Pablo Juliá, iniciou a sua carreira como fotojornalista nos anos setenta documentado o período da transição democrática em Espanha, colaborando entre outras, com as publicações Cambio 16, Gentleman e Posible. Entre 1980 e 2007 trabalhou como chefe do departamento de fotografia do El País. Actualmente é professor associado da Faculdade de Comunicação de Sevilha, em cujo Departamento de Jornalismo ensina fotojornalismo, desde 1996. Entre outros, recebeu o Premio Andalucía de periodismo e o Fotopress de Cultura. É actualmente director do Centro Andaluz de Fotografia.

 

Paul Hanna, fotojornalista, vive em Madrid desde 2001, ano em que assumiu a actual posição de Fotógrafo-Chefe da Agência Reuters em Espanha e Portugal. Iniciou a carreira profissional na Agência Reuters em Londres, em 1992, onde se manteve até 1996. Nesse ano é nomeado Fotógrafo-Chefe da Reuters, em Itália, onde permaneceu até 2001.

 

Fases da votação:

1ª São visionados todos os trabalhos, e é necessário 1 voto para que a reportagem passe à fase seguinte.

2ª Categoria a categoria - é necessária maioria votos para que a reportagem passe à fase seguinte.

3ª Possível transferência de reportagens para outra categoria diferente da indicada na candidatura.

4ª Atribuição dos prémios das categorias, para os quais são necessários 4 votos.

5ª O júri escolhe entre todas as reportagens a concurso, de todas as categorias, qual é a vencedora do Prémio ESTAÇÃO IMAGEM | MORA.

O presidente do júri tem direito a 2 votos. O júri poderá atribuir um segundo e terceiro prémio, em cada uma das 7 categorias do concurso, que consistirá apenas na entrega de um troféu.

Não há apelo das decisões do júri.

O vencedor do Prémio ESTAÇÃO IMAGEM | MORA não acumula esta distinção com o prémio da categoria de onde a sua reportagem foi retirada.

 

 

6 - PRÉMIOS

ESTAÇÃO IMAGEM | MORA - 3.500,00 euros

NOTÍCIAS - 1.000,00 euros

VIDA QUOTIDIANA - 1.000,00 euros

ARTE E ESPECTÁCULOS - 1.000,00 euros

ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS - 1.000,00 euros

AMBIENTE - 1.000,00 euros

SÉRIE RETRATOS - 1.000,00 euros

DESPORTO - 1.000,00 euros

 

Os resultados do concurso serão divulgados em Mora, no dia 13 de Abril de 2013 numa cerimónia pública no Auditório do Parque de Feiras de Mora.

Os vencedores do concurso serão contactados imediatamente após a decisão do júri, solicitando o envio de ficheiros para as ampliações da exposição.

 

 

7 - BOLSA

A bolsa anual, no valor de 4.000,00 euros, é destinada a permitir que um fotojornalista possa desenvolver um projecto sobre o Alentejo. O trabalho resultante desse projecto será publicado em livro e exposto durante a atribuição dos prémios na edição do ano seguinte.

Para se candidatarem à bolsa, os fotojornalistas devem inscrever-se na respectiva área do site.

A candidatura tem de ser acompanhada de uma memória descritiva do projecto e de um portefólio com um máximo de 20 fotografias demonstrativas do trabalho do candidato, não sendo necessário que tenha relação com o projecto a desenvolver.

A memória descritiva deve ter um título e ser composta por três pontos: narração pormenorizada do projecto, o modo como o pretendem executar e os objectivos a alcançar. Tem que ser apresentada em português/galego e inglês, com 2.500 a 3.000 caracteres.

Não pode concorrer à Bolsa o vencedor do ano anterior.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios