Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Primeira Avenida: Rua de Sentido Único

Dónde:
Antiga dependência do Banco Montepio / Avenida dos Aliados, 66/68. Baixa do Porto / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
31 oct de 2012 - 28 feb de 2013
Inauguración:
31 oct de 2012
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
Producida por Museu de Serralves.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Inaugura na próxima quarta-feira, 31 de Outubro, às 23h, a exposição Primeira Avenida: Rua de Sentido Único, produzida por Serralves e que integra o 1ª Avenida, um projeto da Câmara do Porto, através da Porto Lazer, para dinamizar a Baixa do Porto, mais concretamente a Avenida dos Aliados, através de uma parceria com instituições culturais da cidade ligadas às artes visuais, mas também ao teatro e à música.

 

A Câmara Municipal do Porto lançou a Serralves o desafio de criar momentos expositivos que integrassem este programa. Em resposta ao desafio, Serralves vai organizar quatro exposições, a acontecer em diferentes espaços daquela emblemática artéria urbana, durante os anos de 2012 e 2013. Primeira Avenida: Rua de Sentido Único é a primeira destas quatro mostras.

 

Apesar de serem apresentadas em ... locais diferentes, e de serem comissariadas por curadores diferentes, as quatro exposições vão ter objetivos comuns: apresentar peças da Coleção da Fundação de Serralves que não tenham sido apresentadas recentemente nas exposições que o Museu dedica regularmente à Coleção; contribuir para estimular o panorama curatorial português, através do convite a curadores portugueses externos a Serralves para trabalhar com aquele património; permitir a jovens artistas portugueses encontrar novos contextos para a apresentação dos seus trabalhos (aos quatro curadores é dada a oportunidade de fazer dialogar as peças provenientes da Coleção de Serralves com novas obras de artistas especialmente concebidas para os diferentes espaços envolvidos neste projeto); e devolver aos portuenses espaços na Avenida dos Aliados que não puderam visitar nos últimos anos e que surgem agora convertidos em 'palcos' para exposições, performances e concertos.

 

É o caso da antiga dependência do Banco Montepio que, graças a um aturado trabalho de pesquisa e de posterior contacto com os proprietários de vários espaços fechados na Avenida dos Aliados, levado a cabo pela Câmara Municipal do Porto através da Porto Lazer, foi generosamente disponibilizada para a primeira exposição de Serralves integrada no projeto 1ª Avenida.

 

A primeira curadora desafiada a conceber uma exposição a partir da Coleção de Serralves foi Ana Anacleto, que decidiu evocar um autor cujos livros muito têm contribuído para a teoria e prática artísticas: Walter Benjamin. Este pensador alemão, além de vários importantes ensaios que nos ajudaram a repensar a imagem fotográfica e noções de autenticidade e de originalidade da obra de arte (o mais conhecido talvez seja A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica), escreveu um conjunto de ensaios reunidos sob o título Rua de Sentido Único. Este livro foi o ponto de partida para a exposição e para as conversas com os artistas que, não integrando a Coleção de Serralves, foram convidados a conceber novas peças para a antiga dependência bancária, ou a adaptar peças antigas ao espaço.

 

No dia da inauguração da exposição Primeira Avenida: Rua de Sentido Único realiza-se, às 23h, uma visita guiada à exposição, com orientação de Ricardo Nicolau, adjunto do Diretor do Museu de Serralves, e de Ana Anacleto, comissária da exposição.

 

Ao longo do período de apresentação da exposição, em datas a definir, serão realizadas pela Fundação de Serralves (através do seu Serviço Educativo) uma série de ações que pretendem contextualizar as obras e os artistas apresentados e facilitar modos de observar, pensar, questionar, associar e debater pontos de vista. Essas ações, todas abertas ao público, incluem uma visita-oficina, uma oficina de artes, um curso e uma conversa com artistas.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones