Exposición en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Primeira Vista

Dónde:
Celma Albuquerque Galeria de Arte / Rua Antònio de Albuquerque, 885 - Lourdes / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cuándo:
13 jun de 2017 - 29 jul de 2017
Inauguración:
13 jun de 2017
Enlaces oficiales:
Correo electrónico:
contato@galeriaca.com
Descripción de la Exposición
A Celma Albuquerque Galeria de Arte apresenta a coletiva Primeira Vista, reunindo os artistas Alan Fontes, Efe Godoy, Gabriela Machado, Isaura Pena, João Castilho, Laura Belém, Leda Catunda, Liliane Dardot, Manuel Carvalho, Mariannita Luzzati, Pedro Motta, Rafael Zavagli e Roberto Bethônico. A mostra aproxima obras que dialogam com a questão da paisagem em diferentes aspectos. A curadoria da exposição foi realizada por Flavia Albuquerque que selecionou artistas que fazem parte do time da galeria. Esta é a segunda mostra, de uma sequência de três, que abordam questões específicas a partir de uma escolha do olhar da galerista. A primeira, relativa ao corpo, trouxe a questão da ausência, que nas obras se fez maior que a presença. Já para esta segunda exposição, o tema da paisagem tange as obras através de um recorte da produção dos artistas. São desenhos, aquarelas, colagens, fotografias e pinturas nos quais podemos ou não reconhecer, à primeira ... vista, uma paisagem. Primeira Vista diz respeito também ao olhar do público, a essa relação particular que se estabelece através da percepção de cada um. São obras que apresentam uma aproximação com a temática da paisagem, mas que, à uma segunda investida podem ser percebidas por uma outra ótica, isto é, para além daquela apresentada à primeira vista. À primeira vista refere-se àquilo com o que nos deparamos ou estabelecemos contato, o antes desconhecido, porém agora, reconhecido. As obras reunidas na exposição dizem respeito a esse desconhecido que nos é familiar apresentado como um conjunto de paisagens camufladas que carregam em si próprias resquícios das múltiplas paisagens internas dos artistas. As obras carregam a vastidão de uma paisagem e remetem ao infinito interno de cada um de nós. As neblinas que cobrem uma paisagem montanhosa ou à beira mar, traduzem uma certa solidão; fragmentos de papel coletados e colados sugerem pequenas montanhas emergindo de uma paisagem quase imperceptível. A idéia daquela paisagem perfeita idealizadas em cartões postais ou mesmo imaginadas por muitos de nós, aparecem nesta exposição com a apresentação do leito de um rio, aparentemente tranquilo em uma paisagem bucólica, no entanto, o artista abre caminho para um campo onírico quando insere na imagem, através da manipulação digital, escadas e buracos que dão acesso a outras dimensões espaciais. Fragmentos de plantas e flores trazem o olhar do público para o âmbito da minúcia, um ângulo de visão de quem examina delicadamente aquilo que compõe o todo, a potência do detalhe. Rios, mares, montanhas, vales, pedras, vegetações, céus, nuvens e neblinas aqui não são somente o que parecem ser à primeira vista, mas sim, um convite para uma viagem que atravessa paisagens que não são somente paisagens. Primeira Vista pode ser a maneira pela qual veremos essas imagens daqui em diante. Não as veremos mais do mesmo modo antes. A primeira vista, ficou para trás.

 

 

Entrada actualizada el el 05 jul de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones