Exposición en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Primeira Vista

Dónde:
Celma Albuquerque Galeria de Arte / Rua Antònio de Albuquerque, 885 - Lourdes / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cuándo:
13 jun de 2017 - 29 jul de 2017
Inauguración:
13 jun de 2017
Enlaces oficiales:
Correo electrónico:
contato@galeriaca.com
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
A Celma Albuquerque Galeria de Arte apresenta a coletiva Primeira Vista, reunindo os artistas Alan Fontes, Efe Godoy, Gabriela Machado, Isaura Pena, João Castilho, Laura Belém, Leda Catunda, Liliane Dardot, Manuel Carvalho, Mariannita Luzzati, Pedro Motta, Rafael Zavagli e Roberto Bethônico. A mostra aproxima obras que dialogam com a questão da paisagem em diferentes aspectos. A curadoria da exposição foi realizada por Flavia Albuquerque que selecionou artistas que fazem parte do time da galeria. Esta é a segunda mostra, de uma sequência de três, que abordam questões específicas a partir de uma escolha do olhar da galerista. A primeira, relativa ao corpo, trouxe a questão da ausência, que nas obras se fez maior que a presença. Já para esta segunda exposição, o tema da paisagem tange as obras através de um recorte da produção dos artistas. São desenhos, aquarelas, colagens, fotografias e pinturas nos quais podemos ou não reconhecer, à primeira ... vista, uma paisagem. Primeira Vista diz respeito também ao olhar do público, a essa relação particular que se estabelece através da percepção de cada um. São obras que apresentam uma aproximação com a temática da paisagem, mas que, à uma segunda investida podem ser percebidas por uma outra ótica, isto é, para além daquela apresentada à primeira vista. À primeira vista refere-se àquilo com o que nos deparamos ou estabelecemos contato, o antes desconhecido, porém agora, reconhecido. As obras reunidas na exposição dizem respeito a esse desconhecido que nos é familiar apresentado como um conjunto de paisagens camufladas que carregam em si próprias resquícios das múltiplas paisagens internas dos artistas. As obras carregam a vastidão de uma paisagem e remetem ao infinito interno de cada um de nós. As neblinas que cobrem uma paisagem montanhosa ou à beira mar, traduzem uma certa solidão; fragmentos de papel coletados e colados sugerem pequenas montanhas emergindo de uma paisagem quase imperceptível. A idéia daquela paisagem perfeita idealizadas em cartões postais ou mesmo imaginadas por muitos de nós, aparecem nesta exposição com a apresentação do leito de um rio, aparentemente tranquilo em uma paisagem bucólica, no entanto, o artista abre caminho para um campo onírico quando insere na imagem, através da manipulação digital, escadas e buracos que dão acesso a outras dimensões espaciais. Fragmentos de plantas e flores trazem o olhar do público para o âmbito da minúcia, um ângulo de visão de quem examina delicadamente aquilo que compõe o todo, a potência do detalhe. Rios, mares, montanhas, vales, pedras, vegetações, céus, nuvens e neblinas aqui não são somente o que parecem ser à primeira vista, mas sim, um convite para uma viagem que atravessa paisagens que não são somente paisagens. Primeira Vista pode ser a maneira pela qual veremos essas imagens daqui em diante. Não as veremos mais do mesmo modo antes. A primeira vista, ficou para trás.

 

 

Entrada actualizada el el 05 jul de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu ficha o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Promociones arteinformado
Exposición Online
29 jul de 2021 - 29 jul de 2022

Online

Exposición
27 ene de 2022 - 27 mar de 2022

La Casa Encendida / Madrid, España

Premio
20 dic de 2021 - 18 feb de 2022

Vitoria-Gasteiz, Álava, España

Formación
24 feb de 2022 - 25 feb de 2022

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones