Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Quase um

Dónde:
Simões de Assis - São Paulo [ESPACIO CERRADO] / Rua Sarandi, 113 A, Jardins / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
06 nov de 2021 - 18 dic de 2021
Inauguración:
06 nov de 2021
Horario:
De lunes a viernes de 10 a 19 h., y los sábados de 10 a 15 h. con cita
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
Julia Kater apresenta nova série fotográfica em mostra individual na Simões de Assis, reunindo trabalhos inéditos que enaltecem o limiar imaginário entre o mar e o céu. A Simões de Assis apresenta “Quase um”, individual de Julia Kater em seu espaço de São Paulo, com abertura no dia 06/11. Os trabalhos recém-produzidos especialmente para a mostra são acompanhados de texto crítico da curadora Ana Roman, que descreve Quase um como uma metáfora para o modo pelo qual percebemos o mundo. Captamos e decodificamos, continuamente, a partir da luz incidente em nossas retinas, as imagens dos diversos fragmentos espaciais e objetos que nos circundam. “Olhar duas vezes para um mesmo lugar é modificar a paisagem. A paisagem não existe sem nossa presença e sem uma unidade temporária que nós mesmos damos a ela”. As obras de Kater assumem grandes formatos, com cores esvanecidas e uma textura granulada, obtida por meio da fotografia analógica, ... cujo filme é escaneado e ampliado. A foto salta do plano bidimensional, e constrói-se a partir de camadas, que carregam, em si mesmas, os gestos conduzidos pelo corpo da artista. Esta marca de precisa gestualidade nos apresenta uma longa empreitada de pesquisa sobre a paisagem desenvolvida por Kater nos últimos anos. A artista convida a ultrapassar a objetividade convencional da fotografia, apontando para a certa invisibilidade que existe no cerne das coisas. Algumas das fotografias da série partem de uma ideia de contínuo, que nos confunde enquanto espectadores – há uma baixa linha do horizonte que se repete entre obras e se estende pelo espaço expositivo. De acordo com Ana Roman: “Nestes trabalhos, parece existir uma certa vontade de mar que é interrompida pela imensidão do céu.” Julia Kater, nasceu em Paris, França em 1980, é graduada em Pedagogia pela PUC/ SP e pós-graduada em Psicomotricidade pela ISPEGAE, OIPR Paris/França, além de possuir formação em Fotografia pela ESPM/SP. A artista elabora seu trabalho, orientando-se por um eixo temático, que é a improbabilidade visual. A partir da fotografia, captura momentos fugidios, flagra acontecimentos efêmeros, revelando detalhes que normalmente passariam despercebidos, por serem modestos ou absolutamente banais. A artista recebeu, em 2011, o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, São Paulo. Já expôs individualmente no Instituto Tomie Ohtake com “Da Banalidade” (2016). Participou também de importantes coletivas e festivais à nível internacional. Atualmente, sua obra faz parte de coleções institucionais e coleções privadas.

 

 

Entrada actualizada el el 04 nov de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones