Exposición en Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal

Quodlibet

Dónde:
Museu do Neo-Realismo / Rua Alves Redol, 45 / Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal
Cuándo:
23 mar de 2024 - 09 jun de 2024
Inauguración:
23 mar de 2024
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
Integrada no Ciclo de Arte Contemporânea do Museu do Neo-Realismo “Movimento de Resistência”, inaugura no próximo dia 23 de março, pelas 15h00, a Exposição Quodlibet, de Rui Macedo. Em duas décadas de apresentação, o trabalho artístico de Rui Macedo parece sublinhar um desafio comum: a objetualização da pintura mimética na aliança concreta com o espaço da arte e os procedimentos da sua legitimação. Na verdade, há uma aptidão para o real inscrita nos seus trabalhos de pintura, que os inscreve, por sua vez, na necessária dependência de um outro real: o da arquitetura. A via dessa inquirição, apesar da densidade assumida com a história da pintura, realiza-se antes de mais através de uma profunda conceptualização sobre as possibilidades contemporâneas do ato pictórico. Este terá assim de considerar o “aqui e agora” da experiência pós-minimalista, isto é, do objeto de arte (neste caso, a pintura) percecionado no espaço, transformando-o necessariamente numa proposta ... efémera, porque emerge não apenas do gesto da pintura, como da sua condição de lugar. Em Rui Macedo não há pintura sem espaço, nem espaço sem pintura. Com Quodlibet, o projeto pensado para o Museu do Neo-Realismo, o artista assume, uma vez mais, esse jogo deliberado: reconverter a mimesis da pintura a favor da consciencialização espacial. Assumindo os pressupostos ditados pelo “white cube” do espaço expositivo, Rui Macedo procura lidar ainda com o desafio adicional imposto por uma outra idiossincrasia da galeria do Museu, o facto de nela deixar “entrar” a pequena Rua Almeida Garrett, que lhe fica adjacente, admitindo assim os condicionalismos das suas “pré-existências” estruturais, cromáticas, formais, de significado e memória, associadas à diversidade de construções desgastadas e envelhecidas dessa artéria de circulação na cidade. Essa consideração dos significados espaciais pré-existentes manifesta-se desde logo na medida em que o artista não realizou objetos autónomos que produzissem indiferença relativamente ao espaço, antes procurou responder à densidade afirmativa dessa condição com a proposta de um conjunto de pinturas que reinterpretam e certificam ao mesmo tempo uma realidade visual que é, antes de mais, física e presencial, verificável no próprio espaço da apresentação pictórica ou da sua instalação. O desafio central de Quodlibet consistirá por isso num diálogo de visualidade produzido, de modo inevitável, entre a pintura, o espaço de exposição e a sua envolvente exterior, a qual, pela sua forte presença proporcionada por uma ampla superfície vidrada, adquire um valor extraordinário na perceção do próprio espaço da arte, com este se confundindo em muitos aspetos, alguns deles insuspeitos, outros inesperados.

 

 

Entrada actualizada el el 05 abr de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
01 jun de 2024 - 30 jun de 2024

Bilbao, Vizcaya, España

Exposición
19 jun de 2024 - 10 nov de 2024

Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
12 jun de 2024 - 31 jul de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones