Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Raimundo Cela – um mestre brasileiro

Dónde:
Museu Nacional de Belas Artes - MNBA / Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia) / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
28 sep de 2016 - 20 nov de 2016
Inauguración:
27 sep de 2016
Horario:
Terça a sexta: de 10h às 18h; sábado, domingo e feriado: de 13h às 18h.
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Na retrospectiva do pintor Raimundo Cela (1890-1954), que o Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MinC abre dia 27 de setembro, será apresentado um recorte do percurso de uma dos mais expressivos artistas de sua geração. O artista fez sua primeira exposição individual em 1945, no MNBA, durante a gestão de Oswaldo Teixeira. Como lembra a diretora Monica Xexéo, "Cela cujo trabalho é rigoroso, refinado e vibrante possui uma trajetória própria e diferenciada de seus contemporâneos, como Antonio Bandeira e Aldemir Martins. Exímio gravador, autor de escrita própria, suas obras, formalmente inovadoras, ultrapassam o tempo em que foram criadas", A exposição "Raimundo Cela - um mestre brasileiro" busca resgatar a obra de um realizador muito respeitado entre os estudiosos, mas pouco conhecido do público em geral. Serão apresentadas cerca de 50 obras de um dos mais proeminentes artistas do Ceará. A mostra, com curadoria de Denise Mattar, inicia com os primeiros trabalhos do artista, marcados ... pela influência do academicismo. Nessa fase, destacam-se, entre outras, obras como Último diálogo de Sócrates (1917), premiada no Salão Nacional de Belas Artes e que garantiu ao artista uma viagem a Paris, na França. Um dos grandes destaques da exposição, e da obra de Raimundo Cela, o painel Abolição (1938) estará reproduzido na mostra em seu tamanho original.. Primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura, em 25 de março de 1884, o Ceará, terra natal de Cela, encomenda ao artista, em 1938, um painel que simboliza o momento histórico tão marcante na história do Ceará e do Brasil. Na mostra "Raimundo Cela - um mestre brasileiro" o público poderá ter acesso a uma visão única do Ceará. Em seus quadros está a melhor tradução dessa paisagem nordestina, como na série Pinturas Brancas, de marinas e paisagens. Cela também retratou os tipos da sua terra natal, representando pescadores, vaqueiros, rendeiras e os jangadeiros, como numa série de obras criadas entre 1940 e 1946.

 

 

Entrada actualizada el el 26 oct de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones