Exposición en Guimarães, Braga, Portugal

Reading the Air

Dónde:
Casa da Antiga Câmara / Largo da Oliveira / Guimarães, Braga, Portugal
Cuándo:
11 sep de 2020 - 31 oct de 2020
Inauguración:
11 sep de 2020
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Este projeto é intitulado “Lendo o ar” (Ba no Kuuki wo Yomu 場 の空気を読む, em japonês), o que significa ser capaz de ler uma situação sentindo os sentimentos de alguém. Como os japoneses se expressam muito mais com a linguagem corporal e o silêncio, torna-se necessário ler nas entrelinhas, entendendo a situação sem palavras. Neste projeto, conduzi uma busca antropológica sobre o modo como a sociedade japonesa comunica as suas emoções. Da mesma forma, criei um poema visual subtil, focado no conceito de ocultação, sob um sentido mais amplo, criando conexões entre diferentes aspetos da cultura japonesa que refletissem a ideia de ocultar sentimentos e opiniões, e as suas possíveis traduções visuais em situações da vida real: sombras, cortinas, belezas ocultas, mas também lemas típicos. Por exemplo, um famoso provérbio japonês afirma: (tradução literal) Flor que não está a falar (Iwanu ga hana). Mas poderia ser traduzido como "há palavras ... que é melhor deixar por dizer". Assim que cheguei ao Japão, fiquei impressionado com a extrema dificuldade que senti em ler as expressões faciais das pessoas. O Japão pode ser descrito como uma cultura que evita conflitos. Em japonês, isso é explicado pelo conceito de "wa", literalmente "harmonia". Regras, costumes e maneiras tendem a evitar conflitos. A sociedade japonesa espera que as pessoas ocultem os seus verdadeiros sentimentos e opiniões em muitas circunstâncias, a fim de manter uma harmonia segura. Essa situação é descrita também com o conceito fundamental de Honne e Tatemae, que pode ser traduzido com "opinião verdadeira / conversas honestas" e "face pública". Tatemae é a ideia de que muitas vezes é necessário ocultar uma opinião verdadeira para garantir a harmonia social. Não é comum alguém ser criticado diretamente em situações sociais. Depois de entender melhor a sociedade japonesa, questiono a mim mesmo e ao povo japonês se é verdade que esconder o próprio Honne (emoções e opiniões reais) mantém a harmonia social segura. O projeto foi iniciado durante uma residência artística na Fundação de arte Zerodate, em Odate.

 

 

Entrada actualizada el el 11 sep de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones