Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Real fake

Dónde:
Galería Lume / Gumercindo Saraiva, 54. Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
Desde 08 jun de 2021
Inauguración:
08 jun de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
São seis da manhã, o relógio na rua anuncia, dezesseis de maio de dois mil e vinte e um, quinze graus. As notícias gritam que o país contabiliza 435.823 óbitos e 15.625.218 casos de COVID 19, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa, parceria estabelecida entre os principais grupos midiáticos do país que surgiu devido a atrasos e manipulação de dados pelo Ministério da Saúde no Brasil. Se há três anos a palavra Fake estava entre as mais escritas e replicadas, hoje ela é usada como estratégia de governo em notícias que fazem inveja aos mais inventivos roteiristas e pretendem desviar a atenção de um extermínio diário de brasileiros. Porém a fábula não é um dilema do agora. As fotografias do universo são falsas, ou colagens de milhares de imagens em cores inventadas. O calendário é uma convenção para contar o tempo, tal qual as formas de representação de um ... território em um mapa de relevo, uma fotografia ou um globo. Cloroquina, mamadeira de piroca, terra plana, bandeirante, tratado de Tordesilhas, princesa Isabel. “A História é uma ficção”. A “Primeira Missa no Brasil” é ficção, tanto na carta de Pero Vaz de Caminha quanto na tela de Victor Meirelles. Conta, escreve, divulga, aquele que detém o poder, chegando até a ditar como históricos alguns fatos míticos. As caras nas notas de dinheiro denunciam: a realidade é socialmente construída. O abuso e a manipulação da verdade de forma desprezível, incauta e sórdida, pretere, rejeita e distorce o valor do engano. Não deste embuste politiqueiro, mas do devaneio, da ilusão, da poesia. No entanto, ela insiste, vaza pelas frestas, ultrapassa fronteiras, dobra e inutiliza o objeto cotidiano para dar a ele novos usos, outras perspectivas. Às fotografias que nascem com a aura documental, o artista nega, expõe o verso, o negativo, este fantasma que não é a imagem, mas sua passagem. A “Amarelinha” não mais promete o céu, paraíso vendido à prestações em slogans de governo ou entradas de igrejas neopentecostais. Antes de tudo vem o caráter, ou corre-se o risco de perder a vez. Real FAKE não pretende enganar o espectador mas, contra todas as mentiras noticiosas, honrar a fantasia poética e mostrar que, de fato, podemos encontrar na imaginação e na arte estímulo para “pensar um mundo mais sensato, para cultivar a quimera de poder aliviar, se não destruir, as injustiças que se propagam e as desigualdades que pesam (ou deveriam pesar) como uma pedra em nossa consciência (1). (1) Nuccio Ordine, A utilidade do inútil.

 

 

Entrada actualizada el el 28 jun de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones