Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

rejuvenesça!

Dónde:
Casa do Povo / Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
Desde 26 oct de 2018
Inauguración:
26 oct de 2018 / 18:00
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
“rejuvenesça!” é uma mostra-manifesto, organizada por artistas, movida pela urgência de uma resposta a um momento extremamente grave em curso no Brasil. Assistimos, nos últimos dois anos, a uma sequência de rupturas democráticas e à consequente instalação no país de um estado de exceção, acarretando retrocessos nos direitos civis, sociais e trabalhistas; assistimos ao cerceamento dos direitos humanos, com a intensificação do genocídio da juventude negra, da comunidade LGBT, dos indígenas e dos quilombolas. O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, em março deste ano, veio no esteio de inúmeras mortes de líderes de movimentos sociais na cidade e no campo. O candidato mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais incorpora um discurso fascista, cuja principal bandeira é recobrar um dos momentos mais sombrios de nossa história: a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Enquanto isso, um dos maiores líderes populares da América Latina segue preso, após um processo judicial de ... viés político A atual edição da Bienal de São Paulo, assim como diversas instituições e galerias de arte, procurou manter-se neutra diante da barbárie, comportando-se como se nada acontecesse à sua volta. Em contraposição a essa cínica indiferença, nós, artistas que aqui nos apresentamos, criamos uma mostra que contou com a solidariedade da Casa do Povo, espaço democrático que entende a arte como ferramenta crítica dentro de um processo de transformação social. “rejuvenesça!” é a frase final do labirinto de um poema de Ferreira Gullar. Um poema encarnado numa instalação em parceria com Hélio Oiticica, em que um módulo arquitetônico cúbico foi construído para ser penetrado, dentro do qual o visitante encontraria outro cubo, a ser removido para encontrar dentro um outro cubo, que retirado daria em outro cubo, e outro, e assim por diante, até que a remoção do último cubo revelaria a frase escrita num papel. Partimos do avesso, agarrados ao percurso, vasculhando entre sucessivas ruínas, para recobrar algum indício de início.

 

 

Entrada actualizada el el 26 oct de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones