Residencia en Rio de Janeiro, Brasil

Residência artística Laboratório de Imagens 2023

Premios / Dotación:

(5) Residencias artísticas

Del 26 de julio al 22 de noviembre y 6.000 reales para gastos de transporte, alimentación, investigación, etc.

Cuándo:
22 jun de 2023 - 06 jul de 2023
Dónde:
Rio de Janeiro, Brasil
Inscripción:
Cerrada desde 06-07-2023
Dirigido a:
Artistas
Bases de publicación:
Documentos relacionados:
Descripción del Premio
O Observatório de Favelas, por meio do Programa Imagens do Povo, e o Instituto Moreira Salles, através da Plataforma Escuta, apresentam a chamada de 2023 para a residência artística Laboratório de Imagens. As inscrições são online e permanecerão abertas de 22 de junho a 6 de julho de 2023. A chamada é para pessoas de origem e/ou moradoras de favelas e territórios populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que tenham pesquisa e prática fotográfica em desenvolvimento, e que desejam se aproximar ou aprofundar sua relação com as linguagens artísticas contemporâneas. Ao todo serão cinco vagas com bolsa de R$ 6 mil para cada, dividida em quatro parcelas mensais de R$ 1500 e dedicação de pelo menos 20h semanais ao longo de 4 meses. Das cinco vagas oferecidas, três serão destinadas para pessoas formadas pela Escola de Fotografia Popular, curso de fotografia promovido pelo Imagens do Povo, e duas serão abertas ... para ampla concorrência dentro do perfil descrito no edital. Ao final dos encontros os processos realizados na residência serão compartilhados por meio de um ebook. O Laboratório de Imagens é fruto de uma parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Imagens do Povo, programa integrante do Observatório de Favelas, que visa somar olhares a partir das formas de atuação e do histórico de cada instituição para promover um fortalecimento de práticas e pesquisas fotográficas alinhadas a valores compartilhados pelas instituições, como diversidade, inclusão, redução das desigualdades e valorização de sujeitos e produções culturais faveladas e periféricas. Nesta edição, o Laboratório de Imagens apresenta uma residência artística voltada para o desenvolvimento de processos em fotografia e arte. Por meio de encontros regulares com interlocutores e pessoas convidadas, cada residente aprofundará seu próprio processo de pesquisa artística e prática fotográfica ao longo de 4 meses. Os encontros serão orientados para trocas de experiências, referências e reflexões entre a turma e seus interlocutores. Periodicamente profissionais dos campos da cultura, arte e fotografia receberão convites para somarem suas visões e provocações aos processos de cada residente. Ao final dos encontros será organizado um ebook como registro das pesquisas em processo, com intuito de compartilhar uma ferramenta de impulso. Quem pode participar? Pessoas a partir de 18 anos, oriundas e/ou residentes de favelas ou territórios populares da região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

 

Entrada actualizada el el 28 jun de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios